View Full Version : uma ajuda sff!
bem, ao que parece uma das minhas memórias pifou.. estou com reboot's constantes e mal consigo ter o pc ligado. vamos lá ver se consigo escrever isto até ao fim..
corri o memtest e realmente ao fim de uns 20 s começa a dar erros.. mal consigo estar no windows.. :confused:
já detectei qual a ram que pifou mas tenho um problema: o pc n liga quando ponho só um módulo de ram.. tive que ir a casa de um amigo e lá é q detectei qual deles tinha pifado..
quero fazer um clear à Bios (a ver se resulta) mas tenho uma dúvida em relação ao raid; obviamente que tenho que configurá-lo de novo mas queria saber se ao fazer isso continuo a ter tudo instalado em ordem, se perco informação, etc.. posso fazer clear na boa?
mas se o clear n fizer efeito.. o que é que faço para iniciar o pc apenas com um dos módulos?
agradecia a vossa ajuda..
cumps.
Podes fazer clear cmos na boa que não vai afectar os dados dos discos rigidos.
Cumps
Podes pegar nesses discos e polos noutra board DFI que nao perdes nenhuma, nada mesmo é estranho eu sei, mas não perdes nenhuma informação desde que a board tenha o mesmo chipset.
Isto que estou a dizer é mesmo por experiencia propria, eu troquei de uma DFI SLI-D para a DFI SLi-DR Expert e criei o raid normalmente com os 4 discos troquei a ordem aos discos e tudo e o consegui fazer o boot do sistema sem nenhum problema.
A informação fica bem organizada nos discos e simplesmente o chipset consegue ler normalmente e não tens problemas nenhum. Faz o "clear " sem qualquer problema nao perdes info.
Para fazer o clear á DFI podes precisar de 24H, agora isso de a board nao arrancar só com um modulo nao sei qual será a solução :082223:
obrigado pessoal.
estava mesmo na dúvida disso do clear.. acho que já tinha feito mas n me lembrava mesmo.
ou seja, basta configurar tudo de novo né? obrigado! ;)
espero que o clear resolva o probelma.. é que n inicia mesmo só com um módulo.. poças.. e ter os dois módulos instalados é uma incógnita, nunca sei quando isto vai desligar. se puxo por isto lá vai ele abaixo.
tinha que me aonctecer uma coisa destas com as memórias logo agora... :(
psychopath
01-07-2006, 14:33
n me parece que o clear te resolva o problema.. mas podes sempre tentar...
andei a experimentar as memórias com o memtest e para isso pu-las com a velocidade que estão definidas de fábrica: cerca de 285Mhz com 3-4-4-8.
corri o memtest durante 1 hora e pouco e n tive quaisquer erros.
experimentei então 285Mhz 2.5-3-3-8 -- ínumeros erros.
no entanto eu sp as tive a 300Mhz 2.5-4-3-8, estáveis.
recentemente começaram os freezes no jogos, reboot's etc..
tudo sempre com 2.75v.
isto é das memórias certo?
é caso para RMA? é que elas trabalham com timmings e velocidade de fábrica... :confused:
e dão, anormalmente, muitos erros a 285 com timmings normalíssimos para umas TCCD..
psychopath
02-07-2006, 00:19
duvido que o rma suporte isso.. pois se n dá nenhum problema em defaut.. :\
Sim... se elas dão erros com timmings e velocidades de fábrica, é motivo para RMA, salvo erro claro...
Cumps,
G4L1L3U
Sim... se elas dão erros com timmings e velocidades de fábrica, é motivo para RMA, salvo erro claro...
Cumps,
G4L1L3U
o problema é que n dão.. correu 1 hora e tal sem erros. quando baixei o os timmings para 2.5-3-3-8 apareceram-m uma 2 mil e tal erros!!
vou fazer mais um teste com valores de fábrica e dps ver o q se pode fazer em relação à garantia...
Se elas em velocidades e timmings de fabrica não dão erros não podes fazer RMA, não és a 1ra pessoa a queixar-se desse problema, já li muito ppl que com tccd as memorias simplesmente deixaram de funcionar com certos timmings, não sei porque é que isso acontecei nem o que faziam as memorias para voltarem ao normal se é que dá eusa_think
não alteras-te nenhuns timmings das memorias, isso ficou assim sem mais nem menos :confused:
o problema é que n dão.. correu 1 hora e tal sem erros. quando baixei o os timmings para 2.5-3-3-8 apareceram-m uma 2 mil e tal erros!!
vou fazer mais um teste com valores de fábrica e dps ver o q se pode fazer em relação à garantia...
Ah desculpa eusa_whistle percebi que tinham dado erros com settings de fábrica!
Não sei mas talvez uma actualização de Bios resolva?
Cumps,
G4L1L3U
Se elas em velocidades e timmings de fabrica não dão erros não podes fazer RMA, não és a 1ra pessoa a queixar-se desse problema, já li muito ppl que com tccd as memorias simplesmente deixaram de funcionar com certos timmings, não sei porque é que isso acontecei nem o que faziam as memorias para voltarem ao normal se é que dá eusa_think
não alteras-te nenhuns timmings das memorias, isso ficou assim sem mais nem menos :confused:
epá iá.. n mexi em nada.. comecei com freezes no jogos, reboot's... n liguei.. mas começou a ser tão frequente que resolvi correr o memtest..
sp tive as memórias a 2.5-4-3-8@285 com 2.75v.. completamente estável! agora com velocidade de fábrica (285) e timming's normalíssimos (2.5-3-3-8) tenho logo bué erros.. mas com os timmings de fábrica (3-4-4-8) n tive erros.. :confused: isto é mm para lixar um gajo!
neste momento estou nessa configuração e está tudo normal.. mas se começar a jogar é uma questão de tempo até isto ir abaixo..:2f532:
vou experimentar as memórias noutro pc... e fazer mais uns testes..
andei aqui a fazer uns testes (memtest) com vários settings definidos:
como já disse, isto com spec's de fábrica n dá erros nenhuns no memtest portanto RMA parece que está fora de questão..:(
corri testes com cerca de 4 minutos. sei que é pouco tempo mas quando os erros apareciam eram logo aos 20 e tal segundos.. e tb era para ser mais rápido.
verifiquei que:
2.5-4-4-8@ 285 --- OK
2.5-4-4-8@ 295 --- OK
2.5-3-3-8@ 295 --- ERRO
2.5-4-3-8@ 295 --- OK
2.5-3-4-8@ 295 --- ERRO
experimentei os timming's 2.5-3-3-8 a 250, 260, 270 sem erros. a 280 já apareceram vários erros por volta dos 3 minutos e tal..
reparei que quando mudo o Trcd (2º parâmetro) para 4 já n obtenho erros.
agora pergunto: por que é que isto ficou assim? estas memórias aguentavam perfeitmanente 2.5-3-3-8@ 285! será do calor?? icon_razz eusa_think eusa_silenced icon_rolleyes
agora tenho isto com 2.5-4-4-8@300. vamos lá ver então como é que se portam em Windows... em jogos, em tudo o que realmente importa!
sim pq aquilo foi tudo no memtest... icon_rolleyes
a ver vamos..
bem, isto deve ter sido mais uma das manias típicas de hardware.
sempre tive isto com 2.75v super estável. aumentei agora para 2.85v e está-se a aguentar a 2.5-4-4-8-12@ 300Mhz. está a correr sp2004 há 3 horas..vou experimentar dps com timming's mais baixos a ver o k dá. dps entra noutra fase de testes: os jogos! :D
a ver como é q isto fica..
Hoje em dia pelo que tenho lido quase todas as memorias precisam de ser arrefecidas e com o aumento da temperatura se elas não têm ar a circular nas memorias é bem provabel que seja mesmo o aumento da temperatura a causa dos teus problemas.
Não por experiencia propria mas já ouvi relatos que as TCCD aquecem bem mais que por exemplo umas BH-5, se for mesmo verdade tb não percebo como se aguentao estaveis sem pelo menos uma ventoinha direccionada para elas eusa_think
sim, as memórias de facto aquecem bastante.. as minha estão mesmo a escaldar. mas as memórias tb devem vir preparadas para isso, tb n dúvido desse aspecto. refrigeração é sp bom mas nem sp é possível...
mas aqui o cómico é que se pssa o contrário: tive que lhes dar mais vdimm para ter a estabilidade que tinham apenas com 2.75... e continuam estáveis até ao momento com 2.85.
se o calor fosse incomodo era mais lógico ter que diminuir o OC. mas elas estão a pedir mais! :D é até estourar!! :p
de qq das formas elas estão à tensão indicada pelo fabricante..
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.