PDA

View Full Version : ASUS M2N-E e IDE

paulo cardoso
19-08-2006, 10:15
pessoal tenho uma asus M2N-E com um disco IDE de 80GB e um SATA de 320GB. Quando eu tento ligar a outra ficha IDE (só tem suporte para uma ficha com 2 saidas). o pc nao reconhece o cdrom e nao passa do inicio onde aparece o menu para aceder ao setup da bios.

Se eu correr so com o disco IDE de 80 e o sata corre bem.
Mesmo se ligo o cdrom sosinho sem os discos ele nao aparece.

alguem sabe como resolver este problema?

AlfaBoy
19-08-2006, 10:23
Antes de mais bem vindo ao nosso forum :19020K2:

Se estas a ligar o cdrom ao outro cabo ide que não o mesmo do disco de 80 pode ser que estejas a ligar mal a ficha ao cdrom ou á board, isso se o cabo/ficha ide não tem guias de encaixe eu digo isso porque com uma board asus aconteceu-me isso com uma drive de diskets o pc não arrancava nem á bios chegava.

Agora se não há possibilidade de encaixar mal o cabo, tenta mudar os jumpers do cdrom de posição.

EDIT:
Não percebi se estas a ligar ao mesmo cabo ide o disco e o cdrom os dois ao mesmo tempo??
Se so o cdrom não funciona parece-me que ta pifado, mas meche nos jumpers do mesmo.

paulo cardoso
19-08-2006, 11:09
Antes de mais bem vindo ao nosso forum :19020K2:

Se estas a ligar o cdrom ao outro cabo ide que não o mesmo do disco de 80 pode ser que estejas a ligar mal a ficha ao cdrom ou á board, isso se o cabo/ficha ide não tem guias de encaixe eu digo isso porque com uma board asus aconteceu-me isso com uma drive de diskets o pc não arrancava nem á bios chegava.

Agora se não há possibilidade de encaixar mal o cabo, tenta mudar os jumpers do cdrom de posição.

EDIT:
Não percebi se estas a ligar ao mesmo cabo ide o disco e o cdrom os dois ao mesmo tempo??
Se so o cdrom não funciona parece-me que ta pifado, mas meche nos jumpers do mesmo.

Sim os dois ao mesmo tempo o disco numa saida e o cdrom na outra saida. Eu tinha o jumper do cdrom no meio e era para o mudar de sitio e testar, mas LOLLOLLOL deixei-o cair e não o acho. vou prokurar melhor ainda.

Achas que o jumper funcionará??

abraços

AlfaBoy
19-08-2006, 13:05
O disco tem que ter o jumper na posição master e o cdrom tem que ter o jumper na posição slave senão os dois ao mesmo tempo nao funcionão o estranho é o disco sata e o cdrom tb não funcionarem :confused:

paulo cardoso
19-08-2006, 13:37
O disco tem que ter o jumper na posição master e o cdrom tem que ter o jumper na posição slave senão os dois ao mesmo tempo nao funcionão o estranho é o disco sata e o cdrom tb não funcionarem :confused:

so o cdrom nao dava o sata dava bem, de qualquer maneira consegui resolver o problema com o jumper do lado esq. nao sei se é slave ou nao.

obrigado.

Sardo
19-08-2006, 14:56
Desculpem la se isto for off-topic. Normalmente podemos por o jumper nas drives opticas de 3 maneiras, master, slave e outra. Para que e que serve esta outra posição?

AlfaBoy
19-08-2006, 15:09
Desculpem la se isto for off-topic. Normalmente podemos por o jumper nas drives opticas de 3 maneiras, master, slave e outra. Para que e que serve esta outra posição?

A outra é "cable select" nunca tentei mas deve de dar ao controlador IDE a escolha entre master e slave.

SkyWalker
19-08-2006, 21:53
Exacto Cable Select é o modo de escolha automática entre Slave e Master,
Para quem quer tudo definido manualmente, é muito melhor usar Slave/Master pois além das drives ficarem já definidas com as posições que pretendemos é mais rápido a detectar durante o boot da board.

Podem usar de um modo geral Cable Select em discos ou drives.
Aliás os 1ºs discos SATA vinham totalmente optimisados para funcionar em cable select.
Para quem não tem certezas sobre quais as opções a usar cable select é o ideal.