PDA

View Full Version : Optimizar Memoria Virtual

Ra7or
23-02-2007, 23:37
Utilizo este pequeno tweak no meu PC e achei que devia partilhar convosco para saber o que acham....
Bem o Windows utiliza uma determinada área do disco como se fosse RAM para colocar os ficheiros de paginação. Isto serve para que quando a nossa RAM acaba o Windows compensa com um ficheiro de paginação, mas como tudo na Microsoft é sempre perfeito o Windows não gere isto de uma maneira muito "inteligente", mesmo tendo RAM que chegue o Windows continua a escrever e a rescrever prejudicando a performance do nosso PC.
Para minimizar isto quando formatei o meu PC criei uma partição com o dobro da memoria RAM instalada na máquina, tendo 1GB criei uma partição com aproximadamente 2050MB formatada em FAT ou FAT32, isto porque FAT é ligeiramente mais rápido que NTFS em partições limitadas a alguns gigabytes.
icon_exclaim NOTA: Essa partição pode ser criada utilizando o utilitário do Windows Gestão de Discos nas ferramentas administrativas, é claro que é preciso ter espaço não particionado disponível.

Depois de criada a tal partição a que se pode dar o nome de SWAP, acede-se às propriedades do Meu Computador, separador Avançadas, Desempenho e clica-se em definições, depois aparecerá uma nova janela Opções de Desempenho.

http://img171.imageshack.us/img171/663/opoesoi2.png

Clicando no separador que diz avançadas, em baixo a 3º opção Memoria Virtual clica-se em alterar, e irá aparecer uma nova janela com opções sobre a Memória virtual.

http://img169.imageshack.us/img169/596/memoriavirtualyy0.png

Agora selecciona-se a partição que foi criada para o propósito, no meu caso chamei-a de SWAP, e preenche-se onde diz tamanho inicial e tamanho máximo com o mesmo valor que é -5Mb do espaço disponível (isto porque o Windows obriga a que se deixe 5Mb em relação ao espaço disponível) ficando parecido à imagem.
já está definida a partição onde serão colocados os ficheiros de paginação, mas como o Windows tem ainda sua parte definida com certos valores, selecciona-se a partição do Windows e escolhe-se 0 (zero) para os valores inicial e máximo ficando automaticamente como sem ficheiro paginação.

http://img86.imageshack.us/img86/4792/windowspartiaobr7.png

Agora que já está tudo certinho só falta calar um aviso chato do Windows que irá aparecer, para isso bastando alterar uma chave do registo acedendo ao REGEDIT (para isso basta escrever regedit no executar):
icon_exclaim HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Curre ntVersion\Policies\Explorer

Agora clica com o lado direito do rato sobre explorer selecciona Novo-valor Dword e irá aparecer uma caixa de texto no lado direito onde se irá escrever o seguinte:
NoLowDiskSpaceChecks e pressionar Enter.
Clica-se 2x sobre essa caixa depois de criada, aparecendo uma janela e substitui-se "dados do valor" por 1.

http://img412.imageshack.us/img412/305/ultimovr2.th.png (http://img412.imageshack.us/my.php?image=ultimovr2.png)
E em principio estará tudo a 100%, penso eu, agora é só reiniciar a maquina e tudo estará operacional.
Agradecia que comments, e que me corrigi-sem no caso de ter algo incorrecto. :19020K2:

SkyWalker
24-02-2007, 00:56
Já usei esse método em WindowsXP, sinceramente após bastante tempo de experiência posso dizer que de pouco vale, é preferível teres tipo 1 ficheiro de Swap igual à quantidade de memória no disco de sistema, mais outro segundo ficheiro de Swap igual à quantidade de memória, com o poder para se expandir por mais 1GB numa segunda partição/unidade lógica.

Ter uma partição separada não funciona de forma tão rápida e eficaz como acontece com as partições Swap do Linux ou BSD.

E uma das recomendações que faço como é uma partição relativamente pequena para alojarem um ficheiro muito gordo, é testarem usar estes dois sistemas de ficheiros:

FAT32 com clusters de 32K (Allocation Unit Size)

NTFS com clusters de 64K (Allocation Unit Size)

Eu ate cheguei a testar na mesma partição ter ficheiro de Swap e pastas de temporários para evitar a fragmentação do disco tão regular, mas não vale de muito.
Se queres realmente maior rapidez, é RAID 0 ou RAID 0+1 com dois discos (ou 4 em Raid 0+1/1+0) de 10.000 rpm's, porque o grande problema é a rapidez do disco, embora um sistema de ficheiros próprio para alojar blocos/páginas de memória seja muito melhor que um sistema para alojar ficheiros, permissões, gestões de quotas, encriptação, etc...

Foi só uma opinião de utilizador...

PS: Para acederem ao gestor de disco do Windows (da VERITAS Software) WIN+R (Start->Run) colar este painel: diskmgmt.msc OK.

nordeste
24-02-2007, 01:02

NTFS com clusters de 64K (Allocation Unit Size

só uma prg onde esta isso?eusa_think

Ra7or
24-02-2007, 01:22
Já usei esse método em WindowsXP, sinceramente após bastante tempo de experiência posso dizer que de pouco vale, é preferível teres tipo 1 ficheiro de Swap igual à quantidade de memória no disco de sistema, mais outro segundo ficheiro de Swap igual à quantidade de memória, com o poder para se expandir por mais 1GB numa segunda partição/unidade lógica.

Ter uma partição separada não funciona de forma tão rápida e eficaz como acontece com as partições Swap do Linux ou BSD.

E uma das recomendações que faço como é uma partição relativamente pequena para alojarem um ficheiro muito gordo, é testarem usar estes dois sistemas de ficheiros:

NTFS com clusters de 64K (Allocation Unit Size)

Eu ate cheguei a testar na mesma partição ter ficheiro de Swap e pastas de temporários para evitar a fragmentação do disco tão regular, mas não vale de muito.
Se queres realmente maior rapidez, é RAID 0 ou RAID 0+1 com dois discos (ou 4 em Raid 0+1/1+0) de 10.000 rpm's, porque o grande problema é a rapidez do disco, embora um sistema de ficheiros próprio para alojar blocos/páginas de memória seja muito melhor que um sistema para alojar ficheiros, permissões, gestões de quotas, encriptação, etc...

Foi só uma opinião de utilizador...

PS: Para acederem ao gestor de disco do Windows (da VERITAS Software) WIN+R (Start->Run) colar este painel: diskmgmt.msc OK.

Sim, mas mais vale fazer isto do que deixar o Windows como está....agora só não entendi o que tu aconselhas??
A ideia deste guia não era dar mais rapidez mas sim mais estabilidade....

AlfaBoy
24-02-2007, 12:13
Isto na teoria é tudo muito lindo mas na pratica não há vantagens nenhumas visiveis eu já inventei muito e ja pus a swap numa partição no inicio do disco o que mesmo assim era quase como não ter partição dedicada para swap. Com isto não estou a dizer que não vale apena fazerem isto mas que não esperem milagres.

Ra7or
24-02-2007, 17:00
Pois a intenção não de qualquer modo melhorar muito a performance, apenas ajudar a manter a estabilidade do sistema....bem mas se não for um tópico de interesse pode ser apagado..:082223:

dekapa
26-02-2007, 19:55
Eu ja aumentei a capacidade da minha memoria virtual mas nunca cheguei a reparar numa diferença de desempenho.

SkyWalker
04-03-2007, 02:30
Usas as teclas: Windows+R (ou Iniciar->Executar) colar este texto: diskmgmt.msc
Seguido OK

Aí tens o gestor de disco, que te permite formatar, criar, apagar partições e permite usar clusters (grupos de sectores) de 64K ideal para que tem discos de grandes dimensões e usa ficheiros únicos com mais de 1GB como o ficheiro de Swap, os VOB de DVDs etc...

só uma prg onde esta isso?eusa_think

Aconselho a quem quiser seguir o teu exemplo a experimentar formatar essa unidade em NTFS ou FAT 32 com o maior tamanho de cluster possível (64K e 32K respectivamente), uma vez que servirá para alojar um ficheiro com 1GB ou mais, a necessidade de fazer swapping à memória existe porque a quantidade de memória por vezes não é suficiente para alojar todos os processos que estão a correr, e também para libertar espaço em memória dos processos que se encontram à muito tempo parados sem serem utilizados, a memória têm muita necessidade de fazer swapping quando corremos um jogo como o Quake 4 com texturas muito pesadas em termos de espaço então nesses casos, grande parte das texturas carregadas para a memória RAM, esgotam o espaço da RAM rapidamente (devido à elevada qualidade das mesmas) assim sendo nestes casos é necessário fazer swap da memória para o disco, uma vez que todas as texturas não cabem na memória RAM, grande parte delas têm de ser movidas para um ficheiro em disco, isto torna o sistema mais lento sempre que for necessário ter novamente a informação que estava guarda em swap disponível na memória RAM, dado que um disco duro é muito mais lento que a maioria dos módulos de memória RAM (imensamente mais lento), o ideal para resolver este problema era que não fosse necessário recorrer a swapping para guardar a informação menos prioritária que a memória já não tem capacidade para alojar.

Dos dois sistemas de ficheiros indicados (FAT e NTFS) testem com cópia de um ficheiro de 500MB para avaliar qual dos dois o mais rápido, perante esse resultado, usem o mais rápido dos dois, ainda podem fazer o mesmo teste para clusters de 4k (4096bytes) só para verem a diferença, mas não será muita, uma vez o que conta mais é mesmo a rapidez do disco.
Sim, mas mais vale fazer isto do que deixar o Windows como está....agora só não entendi o que tu aconselhas??
A ideia deste guia não era dar mais rapidez mas sim mais estabilidade....