PDA

View Full Version : XP e SATA!

erdnagama
01-07-2007, 17:12
boas,

tou com um problema
instalei o XP num pc que tem o tal disco SATA e para isso fui a bios e desactivei o AHCI, ficando o disco a funcionar como IDE. :(

as perguntas são:

- é possivel fazer como que o disco funcione em SATA agora dps do XP já estar instalado? se sim como? eusa_think

- se não é, como faço para instalar o XP de novo com SATA :confused:

obrigado

Ra7or
02-07-2007, 03:29
Não percebo a tua questão...
Se a mobo tem os conectores SATA, suporta SATA, e o XP tb...
Desculpa mas não percebi muito bem.
Cumps:19020K2:

erdnagama
02-07-2007, 13:02
vou tentar melhor

o XP por definição não tem drivers para discos SATA, e durante a intalação do XP é necessário inserir disquete com os tais drivers para continuar a instalação, porque caso contrário não dá. (e não tenho drive de disquetes)

outra opção é ir à BIOS e alterar a definição do disco de SATA para não SATA. ficando este a funcionar como IDE. (Acho que nesta conversa toda não estou a dizer barbaridades!) Mas deste modo não tiro todo partido da velocidade que o disco permite

queria saber se como consigo inserir as drivers antes da instalação sem disquetes

eusa_think

A3oN
02-07-2007, 14:10
o XP por definição não tem drivers para discos SATA

Não? Então como é que eu tenho um disco sata a funcionar como tal no xp (fui eu que formatei e nao adicionei drivers adicionais nenhuns)? :confused:

E como é que viste k o disco sata tava a funcionar como IDE? eusa_think

Está um pouco confusa a descriçao da situação...

Cya

pbls
02-07-2007, 14:59
vou tentar melhor

o XP por definição não tem drivers para discos SATA, e durante a intalação do XP é necessário inserir disquete com os tais drivers para continuar a instalação, porque caso contrário não dá. (e não tenho drive de disquetes)

outra opção é ir à BIOS e alterar a definição do disco de SATA para não SATA. ficando este a funcionar como IDE. (Acho que nesta conversa toda não estou a dizer barbaridades!) Mas deste modo não tiro todo partido da velocidade que o disco permite

queria saber se como consigo inserir as drivers antes da instalação sem disquetes

eusa_thinkDesculpa lá mas é uma barbaridadezita (sem ofensa).O Xp já trás drives de HDDs Sata,não precisas meter disquete nenhuma com drivers a não ser que vás usar uma controladora de raid por exemplo,ou mesmo raid com o Chip da board.O que penso que estás a fala do ahci são funções tais como hotswap e penso que NCq (native command queing) que aí sim precisam de drives AHCI na instalação do sistema operativo que sacas na pagina da intel.espero ter ajudado alguma coisa.

Ra7or
02-07-2007, 16:38
Exactamente, o Windows já traz as drivers SATA, pelo menos as versões com o SP2 incluído... Para utilizar o O NQC e afins é que e preciso esse drivers, porque de resto o disco funciona sem problemas, mas pelo que tenho visto essa tecnologia não é assim muito interessante..
CUmps:19020K2:

erdnagama
02-07-2007, 18:07
Desculpa lá mas é uma barbaridadezita (sem ofensa).O Xp já trás drives de HDDs Sata,não precisas meter disquete nenhuma com drivers a não ser que vás usar uma controladora de raid por exemplo,ou mesmo raid com o Chip da board.O que penso que estás a fala do ahci são funções tais como hotswap e penso que NCq (native command queing) que aí sim precisam de drives AHCI na instalação do sistema operativo que sacas na pagina da intel.espero ter ajudado alguma coisa.

é isso mesmo, AHCI! não ofendes nada :19020K2:

e o XP em questão é anterior ao SP2, dps de instalado procedo às devidas actualizações

dizem que não é interessante o AHCI? porquê? e já agora o que faz?

obrigado por ajudarem aqui o chouriço! :082223:

Ra7or
02-07-2007, 18:15
é isso mesmo, AHCI! não ofendes nada :19020K2:

e o XP em questão é anterior ao SP2, dps de instalado procedo às devidas actualizações

dizem que não é interessante o AHCI? porquê? e já agora o que faz?

obrigado por ajudarem aqui o chouriço! :082223:

Refiro-me ao NCQ, e utilizando essa tecnologia precisas de AHCI, digo que não é muito interessante por isto However, the current technology actually slows down HD access in certain applications, like games and sequential reads & writes, because of the added latency induced by NCQ logic[1]. Fonte (http://en.wikipedia.org/wiki/Native_Command_Queuing), e pelo que já tenho visto em vários sites.

Para colocares o sp2 num cd de instalação do XP, podes usar o Nlite que faz isso muito bem, sacas o sp2 na ms e depois usas o Nlite para o colocar dentro do cd de instalação do XP.

O AHCI (Advanced Host Controller Interface) é o nome dado ao interface que permite ao driver de armazenamento habilitar recursos Serial ATA avançados, como Native Command Queuing e hot plug.
Cumps:19020K2:

Di0g0
04-07-2007, 09:39
O Windows xp seja ele sp2 ou nao nao traz driveres sata...uma das soluçes é mesmo tornar o disco ide e depois de instalado o windows torná-lo SATA.

erdnagama
04-07-2007, 14:49
O Windows xp seja ele sp2 ou nao nao traz driveres sata...uma das soluçes é mesmo tornar o disco ide e depois de instalado o windows torná-lo SATA.

eu tb achava que não, mas aqui a malta diz que sim...

como é que poderei tornar o disco sata, agora que instalei o XP?

DIAS
04-07-2007, 16:50
O XP não tem drivers de RAID mas de SATA tem;) não tem nada ligam como SATA e instalou e está a andar de motinha:D

A3oN
04-07-2007, 19:01
O XP não tem drivers de RAID mas de SATA tem;) não tem nada ligam como SATA e instalou e está a andar de motinha:D

Ca está... eu fiz exactamente isto e os unicos drivers k tive de instalar foram os RAID e não os SATA...

Não percebo o porquê de tanta complicação no teu caso erdnagama, é que não há maneira de explicar melhor do que ja esta... eusa_think

Cya

erdnagama
04-07-2007, 19:50
lol, ja percebi, o problema no meu caso não se trata de raid nem tão pouco ser sata ou não.

o problema é mesmo o facto do disco ser AHCI, e esta funcionalidade não está prevista nas drivers do XP. Visto que esta tecnologia não trás vantagens nem me vou preocupar com isto!

obrigado a todos, menos um ignorante neste assunto eusa_dance