F13 PC - Fórum
Antigo 14-07-2007, 02:26   #1
AlfaBoy
F13PC OC Team

Registo: Dec 2005
Local: Aveiro
Enviar Mensagem via MSN para AlfaBoy
Feedback: (3)
Default Review: SAPPHIRE HD 2900XT

SAPPHIRE HD 2900XT

Introdução:

Durante muitos meses desde o lançamento das 8800 por parte da Nvidia que o mercado só tinha uma escolha em gráficas topo de gama para utilizadores entusiastas e com suporte a Directx10, mas passado mais de 6 meses a Nvidia obteve uma resposta por parte da AMD com o lançamento da ATI HD 2900XT. Esta nova placa da AMD não pretende competir com a actual topo de gama da Nvidia mas sim introduzir uma solução de media/alta gama daí apresentar um preço a rondar um preço de 350~400€ o que entra em competição directa com a 8800GTS 640MB.
A AMD não introduziu no mercado só mais uma placa vocacionada para jogos mas também uma placa com capacidades multimédia acima da média e por isso esta placa apresenta uma solução HDMI e som de alta definição 5.1 o que é sempre uma mais valia para construção de uma media center com possibilidade de correr alguns jogos.
Com o lançamento da nova gráfica da ATI a F13PC disponibilizou-se para ceder uma das novas gráficas, afim de esclarecer o quanto boa era a sua performance, mesmo já havendo enumeras analises pela Internet mas por vezes vemos resultados estranhos.

Aspecto:

Até a caixa exterior apresenta um excelente isto mistura de cores azuis com cinza mas com uma janela que possibilita ver a gráfica dentro da caixa e claro como é normal na ATI a gráfica é vermelha com dissipador também vermelho.

Acessórios

Os acessórios fornecidos dentro da caixa da Sapphire são os normais dois DVI para D-Sub, uma ponte para crossfire um cabo S-Video, um cabo HDTV e por ultimo o melhor um conversor DVI para HDMI.

Placa:

Podemos verificar que a placa vem muito bem embalada e tem muito bom aspecto visual, de lamentar é que a maioria das caixas são formato ATX e não é possível apreciar a sua beleza dentro da caixa quando a placa esta montada no PC, já que hoje em dia muitas das caixas já têm acrílico na lateral.

Após retirar a placa gráfica de dentro da caixa pude verificar que esta era muito pesada pelo menos em relação ao que estava habituado nas 8800GTX e também mais pesada que a anterior X1950XTX.

Pelo acrílico vermelho da gráfica dá para perceber que o dissipador é todo em cobre o que também se pode verificar isso pelo peso porque muitas vezes só a cor dos materiais usados não é suficiente para perceber que material os dissipadores são construídos, mas neste caso é mesmo cobre.

Com alguma frequência vemos que as placas deste tamanho começavam a ficar tortas devido ao peso por isso penso que foi muito bem pensado a inclusão de uma placa em metálica na parte posterior da placa gráfica de forma a proteger a placa e evitar que esta de alguma forma fique torta já que o dissipador é bem pesado e é outra forma de proteger as resistências quando se pega na placa.

Mais uma novidade por parte da ATI é a inclusão de conector de alimentação de 8 pinos além do normal de 6 pinos. Claro que a placa também funciona só com os dois conectores de 6 pinos mas isto implica abdicar do overclock porque o overdrive fica desactivado por defeito. É vivamente recomendado o uso de uma fonte de no mínimo 600W com mais de 40ampres na linha dos 12v isto para quem não pretenda fazer overclock. Já que estamos numa de fonte para fazer um CrossFire será preciso uma fonte de 1000W e é mesmo conveniente que tenha 2 fichas de 8 pinos, além das duas de 6 pinos.

Características técnicas:

Claramente a 2900xt é superior tecnicamente em relação á concorrência por isso vamos ver o quanto bem se bate a ATI contra as 8800 topo de gama da Nvidia e também vamos ver o quanto os drivers conseguem tirar partido de tanta tecnologia, isto porque são os drivers que fazem a ponte entre o hardware e os jogos.

Método:

Para efectuar os testes ás três placas gráficas foi usado sempre a mesma plataforma e os últimos drivers disponíveis a quando o teste, no caso da HD 2900XT tive que usar os drivers beta 838 RC7. O Windows usado não tinha qualquer software adicional tal como antivírus firewall ou qualquer outro género de programas que em determinado momento pudesse influenciar o desempenho do sistema. Em jogos como o Lost Planet, F.E.A.R e o Company Of Heroes que têm um método próprio para obtermos os fps é fácil de termos uma pontuação já para os outro foi usado o Fraps que durante um minuto registou os fps e no final calculou a média.

Hardware:
Cpu: Intel core 2 duo 6600 @ 2400MHz & 3600MHz
Placa mãe: Asus P5B PREMIUM Vista
Memoria: OCZ REAPER 9200 2GB 800MHz @ 3-3-3-8 & 800 @3 -4-3-8
Fonte: Corsair 620W
Disco: 2 x Western Digital Raptor 150 Gb 10.000 RPM 16 Mb @ RAID0
Drive optica: Plextor PX-760SA

Placas Gráficas:
XFX 8800 Ultra cedida pela F13PC
Gainward 8800 GTX
Shaphire HD 2900XT cedida pela F13PC

Software:
Windows XP SP2
Nvidia Forceware 158.16 Drivers para 8X00
ATI Catalyst 838 RC7
Fraps

3D Mark 2001
3D Mark 2003
3D Mark 2005
3D Mark 2006
Company Of Heroes
F.E.A.R.
Need For Speed Carbon
Lost Planet Snow
Test Drive Unlimited

Testes:

Eu resolvi testar as grafias com duas configurações diferentes de processador, a 2400MHZ que é o valor por defeito de funcionamento do core 2 duo 6600 e devido ao suposto limite que o processador pode provocar na placa gráfica também corri os mesmo testes a 3600MHz. Com estas duas configurações dá para perceber o quanto a gráfica pode ser dependente do processador.
A memória nas duas configurações estava a 800MHZ 3-3-3-8 e subtimmings em auto, mas com o processador a 3600 os timmings que se tira melhor partido performance são os timmings 3-4-3-8 por isso não usei os timmings 3-3-3-8, isto é um pequeno aparte mas que faz alguma diferença na performance geral.

2400MHz

3600MHz

Pelos resultados do 3D Mark2001 podemos ver que a HD 2900XT tem um comportamento á altura da concorrência e pelo resultado com o CPU a 3600MHZ dá para perceber que é um pouco mais dependente do CPU que as Nvidia, de salientar também a ATI 2900XT conseguir superar a 8800GTX quando o CPU em overclock.
Mas como este benchmarker é já antigo não tira total partido de toda a tecnologia das placas de nova geração, aqui penso que é clara a força bruta que a ATI introduziu na nova placa e pelo facto de ficar tão perto das Nvidia.

2400MHz

3600MHz

No 3D Mark2003 podemos ver a supremacia das placas gráficas da Nvidia aqui já muita tecnologia implementada das gráficas é usada no teste. Também podemos verificar que os ganhos a quanto o CPU a 3600MHz são superiores nas gráficas Nvidia, mas mesmo assim os ganhos não são muito elevados o que não se possa dizer que a gráfica dependa muito do CPU.

2400MHz

3600MHz

Em 3D Mark2005 a HD 2900XT tem um comportamento superior á concorrência nem mesmo a 8800 ultra consegue competir com a nova gráfica da ATI e esta não é a melhor gráfica que a ATI vai lançar para o mercado, mais dois modelos superiores a esta são esperados serem lançados ainda este ano.
Os ganhos a quando o CPU a 3600MHz são consideráveis pois a ATI tem uma subida de performance na ordem dos 30% o que de alguma forma mostra a dependência da gráfica no CPU.
Pelas características da ATI era de esperar que os resultados fossem melhores do que está a acontecer até este ponto mas no 3D Mark2005 já dá para perceber que a 2900XT tem potencial desde que os drivers consigam tirar partido de tanta tecnologia.

2400MHz

3600MHz

O melhor teste para as gráfica o 3D Mark2006 porque este consegue tirar quase todo o partido das novas gráfica ficando só o DirectX 10 de fora. Neste teste podemos verificar a supremacia da série 8800 da Nvidia aqui podemos ver que a placa gráfica que tira mais partido do overclock do CPU é a 8800 Ultra, consegue obter mais de 2000 pontos já a ATI é que beneficia menos com o overclock.
Surpreendente é o resultado obtido pelas 8800 com a resolução a 1600x1200 com o CPU a 3600MHZ porque conseguem melhor ou igual pontuação como a ATI com o CPU a 2400MHz e com a resolução de 1280x1024, só a ATI é que retira menos proveito do CPU, mais uma vez isto mostra claramente o quanto os drivers da ATI estão pouco desenvolvidos.

2400MHz

3600MHz

O que interessa mesmo numa placa gráfica é a performance em jogos e neste caso o Company Of Heroes, este jogo tem um próprio meto de verificar os fps e torna-se muito fácil de testar para já temos vitória por parte da Nvidia a ATI não consegue competir com a 8800GTX sequer. Os ganhos de fps não são muito assinaláveis quando o CPU está em overclock pelo que se pode ver pelo segundo gráfico.

2400MHz

3600MHz

O FEAR também é um jogo que tem o próprio meto de verificar os fps e foi dos primeiros jogos a introduzir um time demo. A diferença de performance da ATI para as 8800 é muito assinalável. Mais uma vez a ATI fica atrás das Nvidia por achar que os resultados estranhos, repeti várias vezes o teste mas sem sucesso a performance era a mesmo isto a mim parece-me problema de drivers muito verdes, mas uma diferença tão grande de fps também não sei se é possível ser melhorada só com drivers.

2400MHz

3600MHz

Lost Planet é apenas uma demo mas como tem um teste de performance e é um jogo muito recente também resolvi introduzi-lo na análise. Podemos verificar que não há grande diferença de performance entre as gráficas e com o CPU a 2400 a ATI ganha vantagem mas quando em overclock perde-a toda o que demonstras que a Nvidia dependem mais do CPU e no caso da 8800 Ultra os ganhos são consideráveis mais de 10 fps é assinalável quando estamos a falar em 40 a 50 fps.

2400MHz

3600MHz

Este jogo foi o primeiro a usar o fraps para extrair os fps, usei sempre a mesma pista retirei todos os carros para que o resultado apenas esteja limitado pelo cenário e o carro que escolhi. Os resultados estranhamente apenas dependem da gráfica com overclock no CPU não obtive qualquer ganho de performance. Impressionante como a 8800 GTX com a resolução de 1600 continua a ganhar a ATI 2900XT a 1280 a vantagem da Nvidia continua ser muito grande. Claro que não estava á espera que a ATI fosse melhor mas que pelo menos andasse mais perto da 8800 GTX.

2400MHz

3600MHz

Um dos meus jogos favoritos é claro que tinha que entrar para a análise os gráficos têm um aspecto muito bom o que demonstra que muita da tecnologia da placa gráfica está a ser usada. Podemos verificar que a ATI anda empatada com 8800 GTX o que é um resultado muito bom para a diferença de preço das placas mas não tira grande partido do overclock do CPU porque a performance não melhora já a 8800 GTX consegue tirar partido do CPU assim como a Ultra, mas a diferença não é assinalável.
Já a 1600x1200 as três gráficas ficam todas muito perto apesar da 8800GTX ter uma queda de performance quando o CPU a 3600 mas o mais certo foi ser algum problema a correr o jogo porque isto não é normal e como na altura não reparei não voltei a correr o teste.

Conclusão

Pelos testes realizados dá para verificar que a nova ATI HD2900XT tem algum potencial, os resultados dos 3D Marks foram animadores de mais para os resultados que obtive nos testes dos jogos o que pode indicar que os drivers não estão muito bem desenvolvidos para todos os jogos. Podia ter experimentado mais jogos mas penso que já se pode obter uma ideia do que a placa gráfica da ATI é capaz.
Para o preço que a placa apresenta e vendo a performance da mesma é uma boa opção mesmo para os jogadores mais exigentes já que a placa tem um bom comportamento mesmo com resoluções de 1600x1200, o ponto negativo mais evidente é o consumo energético da placa gráfica hoje em dia a placas gráficas estão a cair no ridículo e neste caso para tirar total partido da placa é necessário comprar uma fonte nova isto é necessário para muitos dos futuros donos.
Há um ponto no qual a ATI está totalmente em desvantagem que é o simples facto que lançar uma resposta á Nvidia tão tarde como foi esta e mesmo assim ainda não conseguiu lançar uma placa capaz de competir com as placas topo de gama.
Um especial agradecimento á F13PC pois sem o patrocínio das placas gráficas XFX 8800 Ultra e ATI HD2900XT, não era possível realizar esta análise para assim poder esclarecer algumas dúvidas.

AlfaBoy

Última edição de Ra7or : 20-02-2011 às 18:44
AlfaBoy is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 03:41   #2
Bad_Cop
Pro Member F13 PC

Registo: Feb 2006
Enviar Mensagem via MSN para Bad_Cop
Feedback: (6)

excelente review uma vez mais.

há no entanto uma coisa de que discordo e uma dúvida que tenho.

o que discordo é em relação à fonte. o tdp destas placas é menos de 200W o que, sendo praticamente toda a energia dos componentes eletronicos dissipada sobre a forma de calor no GPU e mems, acaba por ser praticamente o consumo real da placa. nao percebo o porque de aconselhares uma fonte de 60W para single card e 1000w para dual card. mesmo a de 600w discordo um pco, porque pelo que vi na anandtech o sistema completo, ainda mais consumista que o teu, consome menos de 400W o que ainda fica distante dos 600 que aconselhaste. por ultimo falo em relação às amperagens. 200W-75W/12v ~= 17A pelo que qualquer fonte com 18A (efectivos e nao maximos) na linha dos 12v pci-e dá conta do recado, lembrando ainda que mais de 30% daquela energia é fornecida através do slot pelo que os 18A são um valor por alto. atenção que falei apenas para o material em stock. acho que há um alarmismo geral em relação às fontes de alimentação para as gráficas topo de gama. obviamente que para overclock torna-se necessário algo mais poderoso.

a dúvida que tenho é se o lost planet é dx10 e se vais correr algum outro benchmark dx10. eu tenho uma key para a beta do world in conflict que depois posso arranjar assim que fizer a minha review à 8600gt para postar num forum em que participo.

volto a dizer, mais uma excelente review.
Antigo 14-07-2007, 03:50   #3
erdnagama
Pro Member F13 PC

Registo: Nov 2006
Local: Lisboa

5*, granda pinta, impecável...

não sei o que dizer mais

grande trabalho, muito bem estruturado simples e com tudo e somente o que é necessário!

diz-me so uma coisa, se tivesses de fazer uma compra racional (preço/performance) o que compravas?

cumps e parabéns novamente
erdnagama is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 06:14   #4
LeIrA
Member F13 PC

Local: Aveiro/Viseu
Feedback: (0)

Boa review.
Penso que algumas duvidas serao dissipadas...

Asus P5K-E
Intel Q6600 G0 @ Thermalright Ultra 120 @ 3.7GHz
2 x OCZ Reaper DDR2 800 @ 1030MHz
XFX Geforce 8800GTX
2 x WD Raptor 36,7GB Raid0 + Seagate 250 GB SP + Seagate 500GB
Caixa Thermaltake Armor
LeIrA is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 10:13   #5
hornet
Member F13 PC

Registo: Oct 2005
Local: Alcácer do Sal
Enviar Mensagem via MSN para hornet
Feedback: (1)

Grande analise, tudo muito bem explicado, trabalho 100% profissional, meus parabéns.

Somente tenho a referir e uma vez que persiste a ideia da VGA em questão ser rival da 8800GTS@640, ficaria por bem a inclusão da mesma na review.

Todavia great vga.
Antigo 14-07-2007, 10:48   #6
Ricardo Guerra
Admin

Local: Algures por aí
Enviar Mensagem via MSN para Ricardo Guerra
Feedback: (13)

Boas

/offtopic

Quote:
Post Original de Bad_Cop Ver Post

o que discordo é em relação à fonte. o tdp destas placas é menos de 200W o que, sendo praticamente toda a energia dos componentes eletronicos dissipada sobre a forma de calor no GPU e mems, acaba por ser praticamente o consumo real da placa. nao percebo o porque de aconselhares uma fonte de 60W para single card e 1000w para dual card. mesmo a de 600w discordo um pco, porque pelo que vi na anandtech o sistema completo, ainda mais consumista que o teu, consome menos de 400W o que ainda fica distante dos 600 que aconselhaste. por ultimo falo em relação às amperagens. 200W-75W/12v ~= 17A pelo que qualquer fonte com 18A (efectivos e nao maximos) na linha dos 12v pci-e dá conta do recado, lembrando ainda que mais de 30% daquela energia é fornecida através do slot pelo que os 18A são um valor por alto. atenção que falei apenas para o material em stock. acho que há um alarmismo geral em relação às fontes de alimentação para as gráficas topo de gama. obviamente que para overclock torna-se necessário algo mais poderoso.

Em relação a fontes e afins... eu tive uma Liberty 400W com um C2D 6300 @ 2.8 e com uma 8800GTS OC, em funcionamento normal o sistema funcionava impec, o prob era mesmo qd me punha a jogar e a puxar pela GTS, a fonte, apesar dos seus 20A por linha, aninhava-se, inclusivamente xiava com a carga... depois k mudei para a Infinity 720W nunca mais aconteceu, mais te digo, com a LCPower 550W o sistema até fazia Reboot em carga...
Já uma vez aki disse e torno a dize-lo, se poderem... amperes com força na fonte

/end_offtopic

Grande Review Alfa

cumps
Antigo 14-07-2007, 12:35   #7
AlfaBoy
F13PC OC Team

Quote:
Post Original de Bad_Cop Ver Post

a dúvida que tenho é se o lost planet é dx10 e se vais correr algum outro benchmark dx10. eu tenho uma key para a beta do world in conflict que depois posso arranjar assim que fizer a minha review à 8600gt para postar num forum em que participo.

volto a dizer, mais uma excelente review.
em relação ao que digo da fonte não tenho muito para dizer apenas vejam isto que é um link com fontes recomendadas ATI para CF, e não ves la fontes de 850W para baixo porque será?! mas claro que a fonte que é necessaria para o sistema todo depende do resto das componentes e do OC.

é obvio que o idela ela comparar a 8800GTS 640 com a ATI mas tal não foi possivel devido á falta de disponibilidade da grafica, isso tb eu queria ter uma 8800GTS para comparar com a ATI
Antigo 14-07-2007, 13:21   #8
pcgarrido
Pro Member F13 PC

Registo: Apr 2007
Local: Bragança
Enviar Mensagem via MSN para pcgarrido
Feedback: (1)

Boas, antes de mais nada grande review
Já agora os testes do Lost Planet foram em Dx 9 ou 10???????????
cumps
pcgarrido is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 14:01   #9
F13PC

Registo: Oct 2005

Another great work...

Astickado !
F13PC is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 14:25   #10
Ra7or
Moderador

Registo: Dec 2006
Feedback: (4)

Excelente, isto já se torna um MUITO BOM HÁBITO, deu para ver que os processadores apesar da sua performance são ainda um grande estrangulador de performance gráfica... isto leva-me a pensar algo que já suspeitava à muito tempo, as performances estão a aumentar mas é necessário que tudo acompanhe e a sua largura de banda tb...

É disto que a malta gosta, reviews bem organizadas, objectivas,com todo o que interessa lá!! Continua assim
Cumps

Ra7or is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 15:56   #11
Bad_Cop
Pro Member F13 PC

Ricardo Guerra as lc power têm 16A máximos no rail da gráfica, nem dá para mandar cantar um cego, quanto mais uma 8800 ou 2900. a liberty 400w tem 20A por linha mas tem apenas 30A acumulados o que é muito pco para sistemas dessa envergadura.

Alfaboy os 60w sao obviamente uma gafe, acho que é bastante percetivel. 850w para crossfire é o que acho normal, mas tu falaste em 1000w min e foi disso que discordei. a prova disso é existirem fontes de 850w na lista do site da ati. vejo em foruns malta com nox extreme e 8800gts, gtx e nao têm problemas. vi tambem corsairs 520 com hd 2900 sem problemas. conseguindo até oc razoavel, daí a dizer que para single card nao há 600W min, há sim um minimo de amperagem que sao os 18-16A de média já com estimativa por alto porque nao sei a que linha vai o socket pci-e buscar a alimentação.

e quanto ao dx10?

PS: como já estou a ver o meu comentário a ser mal interpretado tenho a dizer o seguinte:

não tive nem tenho a minima intenção de desrespeitar o trabalho que uma review tão bem conseguida e completa como esta dá, nem tão pco questionar a review em si. considero uma excelente review muito profissional que merece ser lida por todos os que ambicionem uma gráfica destas e nao só. a unica coisa que discordei foi em relação aos requesitos energéticos da placa e fi-lo baseado em alguma teoria de corrente continua que tenho presente e alguma leitura que tenho feito de foruns e sites da especialidade dado que nao tenho por hábito mandar postas de pescada infundamentadas sobre as coisas. é o meu ponto de vista e opinião, tenho direito a tal como todos os outros membros do forum.
Antigo 14-07-2007, 16:07   #12
Ricardo Guerra
Admin

da minha parte o teu comentário não foi levado a mal ... apenas te disse o k aconteceu cmg... e a minha humilde opinião... Bota Watts e Amps com força nessas fontes
Sempre na boa, kem me conhece já sabe... não levo nada a mal, a não ser k comece a roçar o desrespeito pessoal.

cumps
Antigo 14-07-2007, 19:20   #13
Bad_Cop
Pro Member F13 PC

o meu PS nao era dirigido a ti nem ao alfaboy em particular, pelo que conheço de ambos daqui do forum sei que são capazes de ver uma critica ao vosso trabalho, ainda para mais fundamentada, sem se sentirem ofendidos ou desrespeitados no que quer que seja.

mas há sempre malta que vê alguem a discordar ou a criticar algo e pensa logo: "teve o rapaz um trabalho do camandro com a review e vem para aqui este palhaço criticar". já aconteceu noutros foruns em que manifestei a minha discordância com determinados aspectos de algumas reviews e opiniões pessoais de outros users e ouve sempre alguem que me achou ingrato. o meu objectivo era evitar comentários desse tipo, apenas e só.

só para concluir o raciciocinio do meu post anterior, obviamente que se eu tiver possibilidades financeiras de arranjar uma fonte de 700/800w com qualidade e uma excelente relação performance/ruido/preço que para mim é muito importante, obviamente opto por ela. o problema é quando nao tenho (que acontece maior parte das vezes) e tenho que fazer opções a olhar para a carteira e não só. por vezes um investimento menos bem calculado numa fonte é o suficiente para nao poder optar por uma placa de media-alta gama, como estas hd ou as 8800gts, isto digo eu que num dos foruns em que participo "posto" bastante como helper na configuração de sistemas até determinado orçamento e por vezes optar por uma nox é o suficiente para o pc poder levar uma 8800 gts ao invés de uma 8600gts ou gt que levaria se a escolha reacaí-se sobre uma corsair ou outra mais cara. e se 50€ de difrença nao sao nada numa config de 1000€, numa config de 500 ou 600€ já pesa um pco mais.

eu acima de tudo penso na relação preço/performance e sabendo tambem que crossfire disto tem tudo menos preço/performance aceitavel, tambem sei que os WR sao batidos com fontes de 1000/1100w o que de certa forma mostra que para a generalidade dos users que têm um oc modesto no cpu e gáfica e 4 discos ou drives no maximo uma fonte de 1000w é um pco overkill dado que ainda há margem de manobra para oc's extremos com muito maior consumo. mas já chega de offtopic.

Última edição de Bad_Cop : 14-07-2007 às 19:24
Bad_Cop is offline   Responder com Quote
Antigo 14-07-2007, 20:12   #14
AlfaBoy
F13PC OC Team

Não vejo nenhum problema nos teus comentários pois são bastante construtivo e fundamentados.

Talvez o problema seja mesmo eu levar muitas vezes o material ao limite em termos de overclock e subir as voltagens a cima da media e por ter sempre um raciocínio mais virado para o OC é que por vezes posso exageral nas recomendações das fontes. Deixo também um exemplo de algo que me aconteceu á pouco tempo, tinha acabado de instalar o windows xp num disco á parte e meti-me a brincar com os 3D Mark dei FSB no cpu subi a velocidade do GPU e ao correr 3Dmark ouvi o disco a desligar-se ecrã a indicar falta de pagina, com isto conclui logo a fonte não consegue alimentar o sistema todo a tão falada corsair de 620W não chega claramente para E6600 @ 3800MHZ e 8800GTX com OC abusado mais umas poucas ventoinha e a P5K que é bastante gulosa.

Outra coisa que me parece obvia é que se uma pessoa consegue comprar duas 2900XT ou duas 8800 Ultra penso que não tem problemas em comprar uma ENERMAX GALAXY 850W ou dar mais 55€ e comprar a de 1000W. Por isso parece-me que o problema da fonte para quem vai fazer CF ou SLI é um falso problema e é preferível ficar com o sistema mais folgado do que ter a fonte perto dos limites.

Eu sou um utilizador mais entusiasta e esqueço-me muitas vezes que muitas utilizadores nem sequer sabem o que é overclock por exemplo
Antigo 14-07-2007, 22:29   #15
Bad_Cop
Pro Member F13 PC

Quote:
Post Original de AlfaBoy Ver Post
Outra coisa que me parece obvia é que se uma pessoa consegue comprar duas 2900XT ou duas 8800 Ultra penso que não tem problemas em comprar uma ENERMAX GALAXY 850W ou dar mais 55€ e comprar a de 1000W. Por isso parece-me que o problema da fonte para quem vai fazer CF ou SLI é um falso problema e é preferível ficar com o sistema mais folgado do que ter a fonte perto dos limites.
sim, isso é verdade. n pensei sequer nisso quando postei. a primeira interpretação foi de se estar a sobrestimar a gráfica a pensar que ela sozinha comsumia quase 400W, foi mais a pensar nisso que falei.

em relação a essa corsair, eu nao sei é como é que os rails sao distribuidos. isto é, se sao cpu, pci-e1, pci-e2 e onde é que os discos sao atracados no meio disto tudo ou se é cpu, pci-e's, discos.. nem nunca encontrei na net nada sobre isso. e o mesmo se passa em relaçao a muitas outras fontes sobre as quais nao há essa info. no teu caso era claramente um dos rails no limite das suas capacidades (provavelmente o rail que alimenta os discos e, presumo, o cpu).

ainda bem que ng interpretou mal o que eu disse então, só ainda nao me respondeste quanto ao dx10
Antigo 14-07-2007, 23:44   #16
AlfaBoy
F13PC OC Team

Para já ainda não esta nada previsto, a falta de jogos é o maior motivo posso testar Lost mas o jogo pareceu-me um enorme bug! Eu digo isto porque não consigo jogar isto decentemente com a 8800 GTX.
Antigo 15-07-2007, 02:57   #17
Bad_Cop
Pro Member F13 PC

pois, para alem de que tem todo o ar de ser um dx9 mudado à ultima da hora para dx10 com uns efeitozecos à mistura.

eu tenho uma key para a beta do world in conflict para testar na minha 8600gt. se quisers depois posso-te dar a key, só a arranjei mesmo para poder experimentar a gráfica.
Antigo 15-07-2007, 09:16   #18
Ricardo Guerra
Admin

sim sim... era fixe arranjares a tal key beta... a ver se o Alfa testa qq coisa mais decente em dX10... há falta de matéria prima em soft dX10

cumps
Antigo 15-07-2007, 12:58   #19
AlfaBoy
F13PC OC Team

já tenho uma key e a beta já está a chegar
Antigo 15-07-2007, 13:24   #20
DIAS
Guru F13 PC

Registo: Jul 2006
Local: Loulei City mai friends
Enviar Mensagem via MSN para DIAS

Quote:
Post Original de AlfaBoy Ver Post
já tenho uma key e a beta já está a chegar
Agora sim estás a falar bem
MB-Gigabyte P35-DS4(0 stress aproved)(F11 Bios)
GPU:Gainward GTX260 216 vmodded(AwardFabrik) para 1,09V @ 738/1566/1200@ 47ºC correr Far Cry 2 e 65ºC no Furmark

AwardFabrik thread
VoltageFactory Download
Simple way to vmod GT200
DIAS is offline   Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras