F13 PC - Fórum
Antigo 04-09-2011, 11:27   #1
dossantos
Newbie

Registo: Sep 2011
Feedback: (0)
Default Ajuda na escolha de um cooler para 775

É assim pessoal, procuro um cooler não muito caro até 30-40 € no máximo, para socket 775 e que se aparafuse na board. Não estou com muita vontade de desmontar a board, tenho o cooler original mas é extremamente barulhento, é daqueles com um suporte debaixo da board onde se aparafusa o cooler.

Agradecia uma ajudinha
dossantos is offline   Responder com Quote
Antigo 04-09-2011, 17:13   #2
trappola
Member

Registo: Aug 2008

Eu tenho uma 7000-Cu LED da zalman mas neste momento tens melhores...

Depende do que queiras, se com estilo, ou so mesmo o cooler..

Agora tens uns da zalman mais recentes e uns da xigmatek que também não são maus...

Abraço

trappola
trappola is offline   Responder com Quote
Antigo 04-09-2011, 21:16   #3
Exterminal
Pro Member F13 PC

Registo: Jul 2011
Local: Aveiro

Quote:
Post Original de trappola Ver Post
Eu tenho uma 7000-Cu LED da zalman mas neste momento tens melhores...

Depende do que queiras, se com estilo, ou so mesmo o cooler..

Agora tens uns da zalman mais recentes e uns da xigmatek que também não são maus...

Abraço

trappola
Eu antes de ter a minha corsair h60 Hydro Series tinha exactamente esse cooler. Eu achava o 7000-Cu LED um cooler muito bom . Cheguei a ter o meu amd phenon x2 555 unlocked para X4 b55 e com overclock para 4GHz e as temperaturas em full load nao passavam dos 59ºC . Apesar de eu ter 6 coolers na caixa. Eu achava 7000-Cu LED muito bom... Recomendo , mas tive de improvisar para o adaptar pois eu nao tinha as peças para socket AM3.

Última edição de Exterminal : 04-09-2011 às 21:18
Exterminal is offline   Responder com Quote
Antigo 04-09-2011, 22:17   #4
guily6669
Pro Member F13 PC

Registo: Jul 2007

Se esse cooler é aquele redondo com uma fan a meio que espalha calor por todo o lado, n atino mt...

Esse cooler só se torna bem eficiente se tiverem tipo um tubo ou mesmo só apenas uma ventoinha logo na lateral em frente ao cpu, para que o ar quente possa ser retirado logo de dentro da caixa... Como a minha caixa n tem ventoinha na lateral, para mim n curto mt ele...

Tenho este:

(Xigmatek Aegir - SD128264)

Penso que é dos melhores coolers a AR do mercado, sinceramente não te sei dizer quão bom ele é, pq ainda n o usei, tou usando o original da Intel pq a minha caixa ainda está em vias de construção e n tenho tido tempo...

ps: A Xigmatek tem uns abaixo deste para o preço que tu queres e tb tem até mt mais baratos e mt parecidos com o meu... Se fores comprar algum deles, asegura-te que o encaixe dele é como o da 2ª foto acima, ou seja em que os tubos toquem directamente no CPU, pq faz aumentar mt o grau de eficiencia, uma vez que assim, praticamente mal a superfície do cpu ta quente, já o cobre em cima tb está quente...
Keep Cool

Última edição de guily6669 : 04-09-2011 às 22:23
guily6669 is offline   Responder com Quote
Antigo 04-09-2011, 23:06   #5
dossantos
Newbie

Registo: Sep 2011

Pessoal acho que me vou ficar pelo ZALMAN CNPS-7500 Cu LED, está disponível na loja e é barato, este pc não é nada de especial, desde que o cooler seja mais silencioso que o de origem chega-me.

Obrigado pela ajuda!
dossantos is offline   Responder com Quote
Antigo 04-09-2011, 23:19   #6
Exterminal
Pro Member F13 PC

Quote:
Post Original de dossantos Ver Post
Pessoal acho que me vou ficar pelo ZALMAN CNPS-7500 Cu LED, está disponível na loja e é barato, este pc não é nada de especial, desde que o cooler seja mais silencioso que o de origem chega-me.

Obrigado pela ajuda!
Boa escolha e boa sorte com o equipamento
Antigo 04-09-2011, 23:24   #7
Exterminal
Pro Member F13 PC

Quote:
Post Original de guily6669 Ver Post
Se esse cooler é aquele redondo com uma fan a meio que espalha calor por todo o lado, n atino mt...

Esse cooler só se torna bem eficiente se tiverem tipo um tubo ou mesmo só apenas uma ventoinha logo na lateral em frente ao cpu, para que o ar quente possa ser retirado logo de dentro da caixa... Como a minha caixa n tem ventoinha na lateral, para mim n curto mt ele...

Tenho este:

(Xigmatek Aegir - SD128264)

Penso que é dos melhores coolers a AR do mercado, sinceramente não te sei dizer quão bom ele é, pq ainda n o usei, tou usando o original da Intel pq a minha caixa ainda está em vias de construção e n tenho tido tempo...

ps: A Xigmatek tem uns abaixo deste para o preço que tu queres e tb tem até mt mais baratos e mt parecidos com o meu... Se fores comprar algum deles, asegura-te que o encaixe dele é como o da 2ª foto acima, ou seja em que os tubos toquem directamente no CPU, pq faz aumentar mt o grau de eficiencia, uma vez que assim, praticamente mal a superfície do cpu ta quente, já o cobre em cima tb está quente...
Keep Cool
Exactamente ela espalha vento para as rams , para a board etc.. etc..
Para isso e que existe as caixas boas para fazer circular o ar , ela arrefece o cpu e as rams e a board , espalha o calor e depois as coolers da case tiram o calor ...

Antes eu tinha essa cooler . A minha board estava 7ºc mais fria . Agora meti o kit da corsair o H60 a board aquece mais 7ºc , apesar da temp do cpu estar mais baixa. E essa cooler que tu falas acaba por consumir mais energia pois tem 2 coolers em vez de 1. é claro que essa cooler é muito boa , mas como ele so está intressado em ser mais silenciosa nao precisa de algo tao sofesticado , essa ai acaba de ser mais adequada para overclocks e assim.

Última edição de Exterminal : 04-09-2011 às 23:32
Exterminal is offline   Responder com Quote
Antigo 04-09-2011, 23:31   #8
Smoke
Newbie

Registo: Jun 2011
Enviar Mensagem via MSN para Smoke Send a message via Skype™ to Smoke

Concordo com o RaXar, tenho a cooler que tu vais comprar ( a ZALMAN CNPS-7500 Cu LED ) e so posso dizer que e fantástica , as temperaturas ficam fantasticas ... para nao falar que deita ar para as varias peças perto da cooler como as memorias etc...
A cooler que o guily6669 acima falou nao engraçei muito... Para alem de ocupar muito na tua caixa , em temperaturas nao vai ser muito superior a minha ( ZALMAN CNPS-7500 Cu LED )
Para alem de ser mais barata acho que é a cooler mais adequada para a tua situaçao .
Cumps

Última edição de Smoke : 04-09-2011 às 23:39
Smoke is offline   Responder com Quote
Antigo 07-09-2011, 06:24   #9
guily6669
Pro Member F13 PC

N sei n, pelo que li sobre o meu cooler, bate até os sistemas de WC mais fraquinhos e é um dos melhores a AR e é bue de big...

N vem com duas fans, só traz uma e peças para meter uma segunda, para a fan escolhi uma bastante porreira a nível de eficiencia "Aerocool Shark Devil Red Edition LED - 120mm", só é pena ser red n tinham a azul ou preta.

Este cooler tb pode facilmente fazer com que a RAM perca uma certa boa temperatura se for a puxar do lado da ram directamente pa rua.

Mas para os mais entusiastas, se modificarem a caixa e criarem um sistema de cooling, este tipo de cooler pode se tornar mt eficiente, mas mesmo mt eficiente...

Imaginem se fosse feito um tunel em acrilico reagente a luz uv, desde uma entrada de ar até passar por este cooler e dps com saída directa pa saída de traz da caixa e com 4 fans, uma na entrada de ar, uma na saida e 2 no cooler, deste modo até poderia dizer que o cooler poderia se tornar mais eficiente q a maioria dos coolers de WC, visto que todo o airflow é unicamente usado pelo cooler sem perda de pressão.
Keep Cool
Antigo 07-09-2011, 12:50   #10
Ra7or
Moderador

Registo: Dec 2006
Feedback: (4)

Tomara esse cooler ser melhor que um sistema de WC, acredita. Só se for melhor que aquelas coisas da Thermaltake, ou então um CoolIT Eco ALC, porque Corsair H100 ou mesmo sistemas de WC não acredito que os bata. Tens ainda dissipadores bem melhores que esse, como o Prolimatech Genesis, ou o que eu tenho agora o Cooler Master V10, que utiliza um TEC para ajudar nas contas. Estou-te a falar de dissipadores a ar que custam quase tanto como WC.

Ra7or is offline   Responder com Quote
Antigo 07-09-2011, 13:32   #11
‎Dr.Noob
Guru F13 PC

Registo: Feb 2007
Feedback: (5)

Quote:
Post Original de dossantos Ver Post
É assim pessoal, procuro um cooler não muito caro até 30-40 € no máximo, para socket 775 e que se aparafuse na board. Não estou com muita vontade de desmontar a board, tenho o cooler original mas é extremamente barulhento, é daqueles com um suporte debaixo da board onde se aparafusa o cooler.

Agradecia uma ajudinha
O barulho tambem incomoda quando o cpu esta em carga?Se nao, se o problema for so em idle, podes usar o software speedfan para baixar as rpm.Qual é o processador que tens?Quanto maior a fan mais silencioso vai ser.

http://www.almico.com/speedfan.php
Antigo 07-09-2011, 16:28   #12
guily6669
Pro Member F13 PC

Quote:
Post Original de Ra7or Ver Post
Tomara esse cooler ser melhor que um sistema de WC, acredita. Só se for melhor que aquelas coisas da Thermaltake, ou então um CoolIT Eco ALC, porque Corsair H100 ou mesmo sistemas de WC não acredito que os bata. Tens ainda dissipadores bem melhores que esse, como o Prolimatech Genesis, ou o que eu tenho agora o Cooler Master V10, que utiliza um TEC para ajudar nas contas. Estou-te a falar de dissipadores a ar que custam quase tanto como WC.
Sim penso q é exactamente isso, pq nos reviews de confiança diziam q batia os sistemas de WC mais básicos.

Mas como eu tinha referido, há maneira de tornar este tipo de coolers praticamente tão eficientes quanto uns boms WC's...

Uma única razão, o WC todo o fluxo é apenas para arrefecer os componentes q queremos, já o AR perde o fluxo todo puxando ar de toda a caixa. Mas se criarmos um tunel de ar directamente de uma entrada da caixa, passando pelo cooler com vedações em borracha e saindo directamente numa saida da caixa, eu acredito q iria se tornar pelo menos uns 25% mais eficiente...
Keep Cool
Antigo 08-09-2011, 23:22   #13
Exterminal
Pro Member F13 PC

Quote:
Post Original de guily6669 Ver Post
Sim penso q é exactamente isso, pq nos reviews de confiança diziam q batia os sistemas de WC mais básicos.

Mas como eu tinha referido, há maneira de tornar este tipo de coolers praticamente tão eficientes quanto uns boms WC's...

Uma única razão, o WC todo o fluxo é apenas para arrefecer os componentes q queremos, já o AR perde o fluxo todo puxando ar de toda a caixa. Mas se criarmos um tunel de ar directamente de uma entrada da caixa, passando pelo cooler com vedações em borracha e saindo directamente numa saida da caixa, eu acredito q iria se tornar pelo menos uns 25% mais eficiente...
Keep Cool
uma cooler nunca consegue bater o sistema wc ... A cooler basicamente está dentro da caixa , nunca arrefece mais que a temperatura ambiente da case , e só faz calor la dentro . Enquanto que o WC nao aquece a case , e é muito mais eficiente ...
Antigo 08-09-2011, 23:48   #14
guily6669
Pro Member F13 PC

Olha que os sistemas são mt parecidos e fazendo o que eu disse tornas um cooler a AR muito mais eficiente que o normal, até porque uma das principais razões tb para o watercooling ser melhor, é que todo o seu fluxo é usado para arrefecer componentes, enquanto um a AR, provavelmente mais de 60% do fluxo é perdido a puxar ar de todo o lado.

Eu nunca fui muito fan de watercooling, queria era phase cooling como um frigorífico, infelizmente ng aposta nisso, deviam fazer pequenos motores mesmo pa pc...
Keep Cool
Antigo 09-09-2011, 00:12   #15
Ra7or
Moderador

Mas perde-se o fluxo onde? Ainda não percebi muito bem essa afirmação.

A ventoinha estando a arrefecer o dissipador, o ar que suga de um lado é todo ele direccionado para as alhetas. O máximo que podes fazer é colocar um tubo de plástico e ir buscar ar fresco fora da caixa. As próprias alhetas direccionam o fluxo para fora da zona do dissipador, para que não fique ar ali a circular em vão, criando distúrbios.

O problema do phase change, está no custo, no ruído produzido pelo compressor, pela dificuldade em manter o sistema devidamente isolado da condensação, e porque não compensa de forma alguma para o dia-a-dia.

Outra coisa, nunca o cooler a ar convencional chega ao poder de arrefecimento de um bom WC, basta ver as comparações, para não falar nas diferenças de preço também.

Antigo 09-09-2011, 01:09   #16
Exterminal
Pro Member F13 PC

Quote:
Post Original de Ra7or Ver Post
Outra coisa, nunca o cooler a ar convencional chega ao poder de arrefecimento de um bom WC, basta ver as comparações, para não falar nas diferenças de preço também.
Concordo
Antigo 09-09-2011, 05:07   #17
guily6669
Pro Member F13 PC

Aqui está o que eu falava, um sistema a ar pode se tornar bem eficiente tb.

Foi feito por mim, em ambos teriamos as mesmas ventoinhas, mas no de cima, é como quase todos usam o sistema a ar, que torna bastante ineficiente e por isso tudo muda po WC.

No segundo exemplo com as mesmas ventoinhas, o sistema deve ficar no mínimo 10Cº a menos que o de cima, tendo um tunel em acrilico dentro da caixa q vaia desde uma entrada da caixa, passa pelo cooler e directamente pa uma saida da caixa, toda a pressão das ventoinhas será usada unicamente e somente no cpu e claro dps tem as outras ventoinhas normais da caixa para refrigerar todos os componentes internos, que tb irão estar mais frescos, visto que assim tb n iam levar com o calor do CPU.

ps: Sim um sistema WC é mais eficiente, mas se fosse em comparação com o de cima, n ganharia por muito tendo em conta que se usa-se um cooler todo em cobre e cheio de pipes com gás dentro. E aliais até pode se tornar mais eficiente tendo em conta que o WC gasta mt mais energia pq tem uma bomba, acho que usar a pressão de 4 ventoinhas dos modelos de alta pressão dentro de um tunel directo, ainda ia chupar menos e 4 ventoinhas num tunel dariam muito mais RPM e muita pressão que era mais q um secador, o ar quente era logo todo afastado a 100KM/h e ainda leva multa por excesso de velocidade. .
Keep Cool

Última edição de guily6669 : 09-09-2011 às 05:13
Antigo 09-09-2011, 14:28   #18
Ra7or
Moderador

Mas achas que por ires buscar ar fora da caixa que ias ganhar 10 graus? Se uma caixa for bem arrefecida, a diferença de temperatura entre o exterior e o interior da caixa é bastante reduzida. Outra coisa, não é por direccionares o fluxo de ar que aumentas o caudal, isso é um erro, apenas o direccionas, quanto muito reduzes a influencia do calor produzido pelos componentes circundantes.

Não te podes esquecer que no WC a massa de água também serve para aumentar a eficiência do sistema. Tudo somado num WC, a massa que está sujeita ao calor produzida pelo CPU é muito superior, ajudando a reduzir a temperatura no CPU também. Depois há a vantagem de poderes adicionar rads para aumentar ainda mais a eficiência etc.

Mas tb é fácil, compras tubo de 120mm de diâmetro interno, e fazes a experiência. Vais notar melhorias, mas nada que chegue aos 10º, a não ser que a tua caixa tenha um mau arrefecimento.

Antigo 09-09-2011, 15:32   #19
guily6669
Pro Member F13 PC

N sei n.

Tou habituado aos aviões RC e motores eléctricos...

E uma das maneiras de fazer com que um avião passe dos 60km/h pa ~100KM/h, é exactamente com um avião aerodinamico com um tunel para o motor que irá fazer aumentar a pressão de ar, como o motor a jacto (esse já é diferente pq comprime mt o ar), mas no fundo ao criar um tunel acaba por criar um pouco o efeito tipo o jacto...

Na realidade eu penso que talvez se csg perto de 10Cº a menos, até pq por ex a minha board tá quase spr nos 60Cº, o ar que entra po cooler ja levou um calor extra dos componentes da board e dps joga o ar quente por toda a caixa que dps tb o GPU vai buscar só ar quente e o ar quente fica a rodar por toda a caixa e vai sendo extraido pelas fans q puxam pa rua (mas essas fans jamais iriam retirar todo o ar quente da caixa, há spr uma area de remoinho com ar bastante quente)...

Claro que eu sei q um WC é melhor, mas n sou mt fan de ver a agua dentro com tubos, prefiro o clássico, mas gigante cooler a mandar estilho (tb dá bem po que eu quero). E dava na boa pa meterem um sistema phaser, nem que fosse mt pequeno, simples e de baixo consumo, pq a agua tb fica mt em conta da temp do ar e dps só é extraido o calor nos radiadores, devia levar um sistema de arrefecimento.

ps: dava bem pa ter sistema de arrefecimento, até pq há refrigeradores usb bastante pequenos, dava pa fazerem uma coisa em condiçoes pa baixar mais uns 5Cº ou 10Cº (com agua abaixo da temp do ar com phaser no radiador)...
Keep Cool

Última edição de guily6669 : 09-09-2011 às 15:35
Antigo 09-09-2011, 16:37   #20
Ra7or
Moderador

Explica-me melhor essa de colocar um tubo para o avião aumentar a velocidade. Provavelmente o que fazes é desobstruir a passagem do ar optimizando ao máximo a sua chegada ao motor, da mesma forma que acontece na competição, mas o que limita a entrada de ar é sempre ou o sistema de injecção ou nesses aviões o equivalente desse sistema. Não te esqueças tb que o ar comprimido aquece, o que não é nada bom para o dissipador. Outra coisa importente é que tem de haver tempo suficiente para que a troca de calor entre o metal e o ar se dê, portanto não é assim tão fácil quando isso.

Nos dissipadores não consegues reproduzir esse efeito de jacto com penas um tubo, como já te disse. O caudal à entrada é o mesmo à saída (chegada à ventoinha), isto se não alterares a secção do tubo, como acontece com efeito de Venturi.

Mas vale-te de pouco ter altas velocidades de escoamento, se depois o próprio dissipador está limitado pela condutibilidade do seu material. Se a distribuição do calor pelo dissipador fosse uniforme, ai sim a eficiência aumentava, isto porque estás a aumentar a superfície de contacto com o ar também.

Quanto ao phase change, desde que diminuas a temperatura do liquido em relação à ambiente vais ter sempre condensação, e uma gotinha de água em cima de umas resistencias SMD na gráfica, faz logo pum. Podes sim aumentar a sua eficiência arrefecendo o liquido com por exemplo um TEC, mas isso a CoolIT já fez, e no dia em que o testei, quase que ganhava o totoloto...

Responder

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras