F13 PC - Fórum
Antigo 10-01-2012, 13:56   #1
gamdias
Member

Registo: Dec 2011
Feedback: (0)
Default conselhos para computador

Boas tardes,

Estou a pensar em comprar um PC desktop em finais de Fevereiro, mas surgem-me várias dúvidas. E venho aqui para colocar estas dúvidas, na esperança de que alguém mas tire

Não venho ainda pedir que me indiquem configurações, só umas luzes
E como este vai ser o meu primeiro computador "a sério", não me importo de dar mais uns trocos, pois quero ficar com um computador que corra tudo actualmente.

O computador vai servir para jogar e trabalhar com alguns programas (nada de muito profissional).

bem passando então as perguntas mais propriamente dito, o meu orçamento ronda os 1800 euros, mas gostaria de saber se realmente a diferença de um computador com equipamento que ronda o valor de 1400 euros é bastante grande que compense dar a diferença para um de equipamento que ronda o valor de 1800 euros.

Outra pergunta é se ao fazer um sistema com watercooling, este pede alguma manutenção regular.

E para finalizar por agora, se realmente compensa comprar a nova HD7970 ( que já ando a namorar desde que se ouviu falar dela ).

E pronto por agora são só estas perguntas
Quando tiver mais dúvidas aqui as colocarei.
gamdias is offline   Responder com Quote
Antigo 10-01-2012, 19:28   #2
ToTheSun!
Member F13 PC

Registo: Oct 2011
Local: Águeda.
Feedback: (1)

Não compensa comprar uma 7970 se queres que o valor total fique nos 1800. Mas, pelo potencial de overclocking, o preço é mais que justo.

Um sistema de watercooling pode ou não necessitar de manutenção, dependendo do que utilizares no circuito; por exemplo, se usares misturas ou corantes, vai-se formar depósito ao longo do tempo nos blocos e radiador. Nos blocos é fácil de limpar, mas no radiador é mais complicado. Se usares só água destilada, podes criar algas. Se usares água da torneira, crias depósito mineral. Se usares água destilada com algicida (por exemplo, sulfato de cobre), os blocos e radiador ficam limpos, mas pode haver alguma suspensão duma camada diluída de tubo, quando este ainda é novo. Se usares água destilada com alguma prata fina, em princípio, nunca mais tens que mexer no circuito.

Quanto a um pc de 1400 vs um de 1800, isso já depende do conjunto de hardware que escolheres, e que compromissos estás disposto a fazer. Mas, se quiseres do bom e do melhor, dúvido que 1400 cheguem.
Antigo 10-01-2012, 23:15   #3
Daemon
Guru F13 PC

Registo: Mar 2007
Local: Marco de Canaveses
Feedback: (5)

A diferença de um PC de 1400€ para um de 1800€ depende do que tu pretendes que ele seja (topo de gama ou média-alta gama).

Para mim compensa comprares a HD7970.. mas claro que para manteres o equilibrio entre os vários componentes, provavelmente terás de gastar mais de 1400€.

O sistema de WC, na minha opinião, precisa sempre de manutenção. Como já foi indicado, se usares liquidos com cores precisas de fazer uma manutenção com um intervalo maior. Enquanto que se usares liquido incolor, a manutenção pode ser mais espaçada.

Iconoclast, I hope you burn in hell.
Daemon is offline   Responder com Quote
Antigo 11-01-2012, 09:33   #4
Alex
F13PC OC Team

Registo: Jun 2007

HD7970 compensa e bem , quanto ao watercooling , a não ser que já tenhas tido alguma experiência , ou que vás colocar um overclock "extremo", aconselharia air cooling.

Até 4.6ghz faz-se bem com aircooling mediano , estamos a falar de cooler de 39€ (thermalright macho).

Tens tmb kits pré assemblados pela corsair mas estes costumam ter problemas nas bombas, e requerem fans de alta rotação para trabalharem nas melhores condições , sendo a diferença para coolers como os que eu representei tangencial .

Sinceramente , compra um thermalright macho e quando quiseres uma boa configuração passa cá que eu dou-te uma ajuda.

Em relação ao budget que falas entre 1400 e 1800 euros fazes mais ao menos a mesma máquina apenas com 1800 , ficas melhor tratado a nivel de discos fonte etc.

Se restringires o teu orçamento aos 1400 , tens de cortar em alguma coisa , ou a motherboard n vai ser a de topo , ou a fonte , ou não levas ssd....

Com 1800 dás mais folga para escolher praticamente todo hardware de topo desde á motherboard á gráfica.

HD7970 , está cara é verdade , mas é uma evolução tremenda , a stock é cerca de 15 a 20% melhor que uma gtx 580 , e tenho ouvido rumores que faz 1320 mhz sem grandes problemas com stock cooler e que assim bate a 6990 o que é completamente impressionante.
Corsair TX 850W V2
Asus sabertooth P67
GSKILL PHOENIX 60GB & Seagate barracuda 250g SP
Gaming : Deathadder Black ED. @ Qck FNATIC ed & Ozone strike.
Audio : XONAR STX @ Sennheiser hd 555 with foam mod
Alex is offline   Responder com Quote
Antigo 11-01-2012, 14:40   #5
gamdias
Member

Boas,

Obrigado pelos comentários.

Visto que não percebo quase nada de watercooling, se calhar não me vou meter nisso por agora. ficando-me pelo air cooling.

Pois se calhar sou capaz de escolher um pc de maior orçamento, e talvez ainda consiga meter mais uns pozinhos, para ficar com um pc com os componentes todos do mesmo nível de qualidade.

Também não estou a pensar em comprar um HDD para já por causa dos elevados preços a que estão, tentando gerir-me com um SSD.

Depois no futuro se pretender um sistema de WC, venho falar com vocês

Já agora, depois também vou ter que comprar um monitor.
Do que já vi no mercado existem monitores ENORMES

Eu estava a pensar em comprar um de 23", será que compensa comprar um monitor maior que 23"? É que depois penso que tenho que me afastar bastante do monitor para poder visualizar tudo.

Qual a experiência que já têm de monitores grandes?
Antigo 11-01-2012, 16:58   #6
Alex
F13PC OC Team

Depende tás habituado a monitores de que tamanho?

23" penso que srá o sweet spot , 27 já começa a ser demasiado.

Cumps
Corsair TX 850W V2
Asus sabertooth P67
Antigo 11-01-2012, 17:28   #7
gamdias
Member

estou habituado ao meu portátil de 17"

Realmente quando vejo aqueles monitores de 27" penso que aquilo nunca mais tem fim.
Antigo 11-01-2012, 18:20   #8
Alex
F13PC OC Team

Então vais achar o de 23 bastante grande mas algo que nao chega a ser incomodativo .
Corsair TX 850W V2
Asus sabertooth P67
Antigo 11-01-2012, 19:11   #9
ToTheSun!
Member F13 PC

Monitores de 27'', só mesmo se for acima dos 1080p. Tenho um xl2410t, 1920 x 1080, de 24'', e deixa um bocado a desejar em termos de pixel/área. Só não comprei um com mais resolução porque ainda não há desses com 120hz. Entre 24 e 27, vai mesmo com 24. Eu era um homem feliz se acabassem de desenvolver os SED...
Antigo 11-01-2012, 21:16   #10
gamdias
Member

hehe obrigado pelas sugestões

Mais perto da compra, venho pedir-vos umas configs
Antigo 28-01-2012, 19:32   #11
gamdias
Member

Bem isto de gastar muito dinheiro em pc, leva a necessidade de cuidados extras.
E como a instalação electrica da casa onde estou não é muito famosa, mais vale prevenir de remediar.
Não é que fique sem luz, mas sim as vezes vejo as luzes a tremelicar, o que não me leva a inspirar muita confiança.

Portanto face a este problema, venho cá com mais uma dúvida.

Portanto pretendo também adquirir um dispositivo contra picos de tensão ou algo do género, e a minha dúvida é se compensa comprar um UPS, ou se basta só um supressor de picos ( uma ficha contra os picos de tensão tipo esta APC ESSENTIAL SURGEARREST 6 OUTLETS)
Antigo 28-01-2012, 22:51   #12
ToTheSun!
Member F13 PC

Eu tenho uma contra picos da apc de 5 outlets. Por acaso, nem me posso queixar da instalação eléctrica, quer em minha casa, quer nas redondezas, visto que falhas de luz uma vez por ano já é muito. No entanto, pelo preço, o seguro morre de velho. Só compensa comprares ups se tiveres programas no pc a correr que, de modo algum, possam ser interrompidos (perda de dados, etc). Além disso, um ups de qualidade de bastantes watts fica-te noutro tanto igual ao psu. Se não forem constantes as falhas de luz, e não fizer mal se o pc se desligar uma vez por outra, não vejo mais valia. Mas, se correres programas delicados cuja interrupção leve a perdas de informação importante, então compensa.
Antigo 28-01-2012, 23:01   #13
gamdias
Member

Pois, falha de luz acho que só mesmo quando está ganda tempestade xD

Pois também tinha a ideia que um UPS, iria ficar bastante caro, por isso vou também escolher um ficha contra os picos, pois não me importo que se ouver falha de luz o pc vá abaixo
Responder

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras