F13 PC - Fórum
Antigo 28-08-2011, 23:48   #1
Edgar25
Newbie

Registo: Jan 2011
Feedback: (0)
Question Problema com Gráfica/Monitor

Antes de explicar o meu problema cá vai os componentes do meu PC:

Monitor: Samsung SyncMaster 2243NW/2243NWX (não tem DVI ou HDMI) só VGA
MotherBoard: Asus P5k
Memória Ram: Team Group Elite 2x2 800mhz DDR2
Processador: Intel DualCore E7400 2.8ghz@3.5ghz OC
Cooler do Processador: XigmateK Loki SD963
Placa Gráfica: Powercolor HD6790 1GB GDDR5 PCI-E
Fonte de Alimentação: Nox Urano 600W SLI

Bem é o seguinte, á coisa de 6 dias eu comprei uma HD6790 para substituir a minha antiga HD4870 e quando a instalei começaram os problemas. por alguma razão a imagem do monitor treme/vibra, ás aparecem linhas brancas verticais e por vezes pode chegar a certos extremos como podem ver nesta imagem:

Uploaded with ImageShack.us

Isto acontece quando eu faço testes de stress com Occt ou Msi kombuster, quando estou a jogar ou quando estou a navegar na Net, a ver vídeos.

No entanto eu noto que se fizer a auto-focagem do monitor ele estabiliza por momentos a não ser que atinja certos extremos como na imagem acima, nesse caso ou reinicio ou meto em modo suspensão e volto a ligar.

O que acham que pode ser, monitor ou gráfica? Queria ter a certeza antes de fazer a devolução da placa.

Cumprimentos.

Última edição de Edgar25 : 29-08-2011 às 01:50
Edgar25 is offline   Responder com Quote
Antigo 29-08-2011, 00:08   #2
‎Dr.Noob
Guru F13 PC

Registo: Feb 2007
Local: Aveiro
Feedback: (5)

Boas, nao sera o cabo mal engatado?Nao podes voltar a por a outra grafica?
Antigo 29-08-2011, 01:18   #3
Edgar25
Newbie

O cabo tá bem engatado e quanto a outra gráfica tenho a 4870 que está avariada daí o update...
Antigo 29-08-2011, 02:04   #4
guily6669
Pro Member F13 PC

Registo: Jul 2007

Muda as definições de performance do windows pa normal ou isso a ver...

Instala os drivers mais recentes da ati, verifica as temperaturas se estão dentro da norma. Retira o OC caso estejas a faze-lo e caso n estejas, mesmo assim vai a board, ver se n tens alguma opção de overvoltage\overcurrent po pci express e verifica tb se n tem alguma opção automatica de overclock em algum lado.

Se nada disso resultar, actualiza a bios da board e os drivers de chipset da board (senão tiver nenhum mais recente no site do fabricante da board, vai mas é directamente ao site do fabricante do chipset, lá geralmente csg quase spr uma versão mt mais recente com muitos problemas solucionados).

Se n resultar e que tenhas alguma outra fonte suficiente pa esse pc q possas testar, quem sabe se essa n estará a alimentar mal a gráfica tb quando na sua potencia maxima, se bem q geralmente acontece mais o pc a encravar ou desligar-se com falta de potencia, mas isto na informatica nunca se sabe, uma burridade resolve coisas q n tavamos a espera...

Se nada resultar mesmo, mete outra x a grafica anterior de volta ou outra e faz o mesmo teste q fizeste de stress, se der bem, bem acho q a ultima solução será mandar a gráfica de volta a loja para troca...

ps: n pesquisei nada sobre o problema, até pode ser outra coisa qualquer, tenta no google enquanto q ng te responder mais qualquer coisa. N tenho mais ideias
Keep Cool
Antigo 29-08-2011, 16:30   #5
Edgar25
Newbie

Já fiz praticamente quase tudo isso menos a da fonte e antiga gráfica que vai ser impossível de testar. A fonte duvido que seja pois a hd4870 gastava perto de 230w e nunca tive problemas enquanto esta gasta aproximadamente 150w portanto duvido que seja da fonte. O monitor tbm nunca me deu problemas ate eu instalar esta nova gráfica...

Será que as memorias ram podem ter alguma coisa a ver com isto? e como posso testá las?

Edit: Problema resolvido, era mesmo a gráfica, a nova hd6850 tá a funcionar na perfeição.

Última edição de Edgar25 : 01-09-2011 às 01:23
Antigo 26-12-2011, 19:20   #6
jonh_teck
F13PC Staff

Registo: Dec 2011

Boa Tarde,

A F13PC fazer interação nas grafica fica 5*

Cumprimentos
jonh_teck is offline   Responder com Quote
Responder