F13 PC - Fórum
Antigo 13-05-2007, 01:07   #1
AlfaBoy
F13PC OC Team

Registo: Dec 2005
Local: Aveiro
Enviar Mensagem via MSN para AlfaBoy
Feedback: (3)
Post ROUNDUP DE 8X00 DX10 By F13 PC

Introdução

Depois do lançamento das primeiras placas gráficas com suporte a DirectX10 em Novembro de 2006, as 8800 GTX e GTS, agora a nvidia acaba de lançar para o mercado as novas 8600 e 8500. A introdução das novas placas gráfica veio colmatar uma lacuna que existia no mercado de jogadores pouco exigente ou media/baixa gama de preços. Sendo assim introduziu placas com suporte a DirectX10 desde preços de 100€ a 250€, dependendo das marcas e modelos e gráficas já com overclock.

Muitas vezes ficamos um pouco confusos ao analisar as características de determinadas placas gráficas porque vemos placas gráficas com um preço inferior e com velocidade de processador gráfico (GPU) ou velocidade de memoria superiores a outras placas bem mais caras, tal acontece porque não nos podemos limitar a ver as velocidade de GPU e memórias mas também temos de ter em atenção a quantidade de shaders e a sua velocidade. Uma novidade da série 8 da nvidia é a unificação dos shaders assim o programador pode programar o shaders para que os jogos tenham o melhor desempenho possível.

Os shaders tem como objectivo de libertar o GPU de determinadas tarefas como calcular as cores, aplicar texturas, calcular geometrias o que para resoluções muito elevadas verificasse um ganho de performance. Outro ponto a ter em conta é a quantidade de memória e a interface com o GPU porque quantos mais bits tiverem de interface com o GPU maior é a largura de banda porque mais informação passa entre o GPU e a memoria.

8500 GT

A 8500GT é a placa da nvidia com suporte a directx10 de mais baixo valor e pretende-se inserir no mercado de jogadores poucos exigente ou que jogam com pouca frequência. O chip utilizado nesta placa é o G86 a placa tem um oitavo dos shaders de uma 8800 GTX, ou seja 16, pode ser implementada com DDR2 ou GDDR3 e pode ter 256MB ou 512MB de memória, tem um consumo energético muito baixo na ordem dos 40W posto isto é fácil de perceber que é uma excelente opção para um sistema de baixo valor.

8600 GT

A 8600 GT já se insere no mercado de jogadores habituais e mais exigente a nível gráfico uma vez como podemos ver nos testes realizados e pelas características técnicas a GT já tem uma performance muito boa. Esta placa usa o chip G84 da nvidia que tem 32 shaders, usa memória 256MB de GDDR3 a 1400MHZ

e apresenta um consumo de 43W. Outra característica da 8600GT é a possibilidade de fazer funcionar um sistema em SLI o que permite que possa adquirir uma segunda placa idêntica posteriormente e com isto, dependendo dos jogos, pode-se melhorar a performance dos jogos, muitas vezes, para o dobro.

8600 GTS

Com a 8600GTS a nvidia introduz no mercado a melhor placa de media gama, o que a distingue da GT é o aumento da velocidade de GPU, memória e shaders devido a este acréscimo esta placa precisa de alimentação extra e o seu consumo sobe para os 71W. A GTS tem 256MB de GDDR3 a 2000MHZ, os shaders têm uma velocidade de 1450MHz e GPU a 675 MHz. A GTS já tem uma performance muito interessante e quando ligada em SLI foi constatado que anda muito perto da 8800GTS 320M e dependendo dos jogos pode ser melhor que uma 8800GTS.

Resumo

Na tabela seguinte pode ser comparado as características técnicas de toda a série 8 da nvidia disponível actualmente no mercado. A tabela esta ordenada por ordem crescente de performance e mais uma vez podemos ver a influência dos shaders e respectiva velocidade.

Além das placas gráficas da série 8 da nvida também foi incluído no teste a actual melhor placa gráfica da ATI a X1950XTX e a 7600GT que é uma placa com um preço acessível media gama para que se possa ter um bom termo de comparação o quanto as novas série 8 são melhores que a anterior série 7.

As placas usadas têm valores diferentes de velocidades de GPU e memórias diferente da referência da nvidia, já que muitos fabricantes optam por fazer já overclock de fabrica o que torna os produtos muito mais aliciantes para os clientes.

Método

Para efectuar os testes a todas as gráficas foi usado sempre a mesma plataforma e os últimos drivers disponíveis a quando o teste. O Windows usado não tinha qualquer software adicional tal como antivírus firewall ou qualquer outro género de programas que em determinado momento pudesse influenciar o desempenho do sistema.

Hardware:

Cpu: Intel core 2 duo 6600 @ 2400MHz
Placa mãe: Abit IN9 32X-MAX
Memoria: TeamGroup 2GB 5300 3-3-3-8
Fonte: Corsair 620W
Disco: Western Digital Raptor 150 Gb 10.000 RPM 16 Mb
Drive optica: Plextor PX-760SA

Placas gráficas usadas na comparação:

XFX 8500GT
XFX 8600GT
BFG 8600 GTS OC
Gainward 8800GTS 320MB
Gainward 8800GTX
XFX 7600GT
ATI X1950XTX

Software:
Windows XP SP2
Nvidia Forceware 93.71 Drivers para 7600GT
Nvidia Forceware 158.16 Drivers para 8X00
ATI Catalyst 7.3 para ATI X1950XTX
Fraps

3D Mark 2001
3D Mark 2003
3D Mark 2005
3D Mark 2006
Far Cry timedemo
Quake 4 timedemo
Company Of Heroes
F.E.A.R.
Need For Speed Carbon

Todos os jogos foram testados com todas as opções no máximo a 1280x1024 e 1600x1200.

Testes:

A partir dos resultados do 2001 já podemos ter uma ideia muito boa da performance das novas 8600 e 8500. Como era de esperar o desempenho da 8500 fica muito longe das 8600 e o SLI de 8600 mostra-se melhor que uma 1950xtx mesmo em resoluções de 1600x1200.

Este teste é para muitos a melhor referencia para testar a performance das placas gráficas porque não é tão dependente do CPU como o 2001. O resultado em SLI das 8600 é muito bom sendo melhor que uma 8800GTS e as 8600 também andam muito próximas da melhor placa da ATI actualmente a X1950xtx. Mais uma vez se pode comprovar que a 8500GT é a placa indicada para jogadores pouco exigente.

Podemos ver no resultado do 2005 que o SLI tem melhor pontuação que uma 8800GTS e fica mesmo perto de uma 8800GTX o que é algo mesmo impressionante, a diferença de pontos entre a resolução por defeito e os 1600x1200 também é muito pouca.

Num teste tão exigente como o 3D Mark 2006 podemos ver que as 8600 são dignas sucessoras da anterior 7600GT com um resultado muito melhor, e ficando muito perto da 1950xtx. O SLI de 8600GTS mostra-se superior a uma 8800GTS 320M o que mostra que se os jogos forem bem programados compensa o investimento em duas 8600 mesmo ficando mais caras que uma 8800GTS.

No Far Cry mesmo com os detalhes no máximo possíveis podemos ver que a 8500GT está mesmo no limiar no jogável o que mostra alguma das suas capacidades, já o SLI e as 8800 bem como a 1950 estão todas muito próximas.

O Quake 4 bem demonstrar que o jogo já começa a ficar limitado pelo CPU devido á pequena diferença de frames por segundo entre as 8800 nas diferentes resoluções. A 8600GTS tem um resultado estranho mesmo com drivers mais antigos o resultado é idêntico tendo a 8600GT melhor performance o que não faz qualquer sentido mas estou m crer que seja um problema entre o driver e o jogo. A 8500GT também tem uma performance de assinalar quase que iguala a uma 7600GT.

Um jogo tão recente como o CoH podemos ver que o SLI não é bem suportado e a performance é inferior á de uma só 8600 GTS, esperemos que este problema seja resolvido em breve pelos drivers ou patchs do jogo. É fácil de verificar o quanto este jogo é exigente e diria mesmo que dificilmente se consegue jogar com todas as opções dos jogo no máximo como foi testado devido aos baixos frames por segundo que o jogo apresenta nas 8600 e 8500.

Um dos meus jogos preferidos para testar a performance de gráficas e podemos ver que o SLI se sente muito á vontade tendo melhor resultado que uma 8800GTS isto também demonstra o quanto o jogo foi feito a pensar em novas tecnologias como SLI, já as 8600 e a 8500 têm uma performance fraca estando mesmo no limiar do jogável no caso das 8600 porque na 8500 é impossível de jogar com este nível de detalhe seleccionado.

Este jogo foi o único que foi retirado os fps com o fraps em determinado ponto sempre da mesma pista sem trânsito ou outros concorrentes, por isso o valor apresentado é aproximado e não um valor exacto, podendo vaiar em mais ou menos 5 unidades durante a corrida.
Mais um jogo que se demonstrou muito exigente para as 8600 e também podemos ver que o SLI não é suportado por isso a baixa performance. A 8500GT está ao nível da 7600GT como já se tem visto noutros jogos.

Overclock

Para testar o overclock das gráficas também foi feito um pouco de overclock ao processador para um valor que facilmente muitos utilizadores conseguem chegar para os seus processadores.

8500GT

A 8500GT revelou uma enorme capacidade de overclock conseguindo chegar facilmente aos 715MHz no GPU o que dá um impressionante aumento de 265MHz a mais em relação ao valor de origem, e só se começou a verificar o aparecimento de artefactos para valores perto dos 720MHz isto no programa atitool. As memorias a partir dos 550 já começaram a dar problemas por isso 525 parece-me uma valor máximo razoável sem ter qualquer inconveniente.

Para ver o aumento de performance com o overclock apenas corri o 3D Mark 2001 porque como já tinha visto anteriormente o 2006 mostrou-se muito exigente e a performance foi muito baixa apesar do overclock a placa não apresenta capacidades suficientes para o teste. Em relação ao valor por defeito do 2001 mas com o sistema em overclock houve um aumento de quase 9000 pontos.

8600GT

A 8600GT facilmente alcançou os valores da GTS no GPU já as memorias revelaram-se de menor qualidade na GT o que demonstra que temos uma performance muito boa ficando muito perto dos valores da GTS.

Nos testes de 3DMark com overclock deu para ter um aumento de pontuação de quase 9000 pontos no 3DMark 2001 e 1000 pontos no 3DMark 2006.

8600GTS

Uma vez que a BFG 8600 GTS já tinha algum overclock de fábrica não foi possível obter muito mais do GPU a partir dos 775MHz já se começavam a obter artefactos no atitool as memorias também facilmente chegam aos 2200MHz, o que pude verificar é que o GPU não é devidamente arrefecido para se conseguir grande overclock porque a temperatura subia facilmente o que a compra de um Zalman VF900 é sempre bem vinda para os mais aficionado do overclock.

A performance conseguida com a GTS em OC é assinalável, no 3DMark 2001 consegue-se melhor pontuação superior ao sistema por defeito mas com uma 8800GTX e em relação ao sistema por defeito com GTS a pontuação é superior em mais de 9000 pontos. Já no 3DMark 2006 quase que consegue a mesma performance da x1950xtx.

Conclusão

Depois de varias dezenas de testes feitos as diferentes placas e muitas horas a quando a comparação dos valores fiquei com a sensação que os 32 shaders são claramente insuficientes para os jogos actuais pelo menos que a GTS tivesse 64 ai sim a placa era um sucesso mas esperemos que a nvidia introduza uma versão ultra com os 64 unidades de shaders.
O real potencial das placas ainda ficou por testar uma vez que todos os testes foram em DirectX9 e a série 8 da nvidia suporta já o novo Directx10 que tanto se fala mas pelo menos até á data ainda não há jogos disponíveis para se poder ver todo o seu potencial.

Esta review só foi possível graças á patrocínio na F13PC como é obvio um especial agradecimento ao Michel e ao Beto por tantas horas de divertimento, também a ATI X1950XTX foi gentilmente cedida do Joker ao qual não podia deixar de agradecer para assim também termos os resultados com a actual topo de gama da ATI.

Espero que gostem e que fiquem mais esclarecidos em relação á performances das 8X00 na nvidia.

Última edição de Ra7or : 20-02-2011 às 17:51
AlfaBoy is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 01:47   #2
PedroPinto
Addicted F13 PC

Registo: Nov 2006

Grande Post, Sir Ricardo!
Dou-te os meus parabéns pelo profissionalismo com que trataste este tema.
PedroPinto is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 02:05   #3
Bad_Cop
Pro Member F13 PC

Registo: Feb 2006
Enviar Mensagem via MSN para Bad_Cop
Feedback: (6)

antes demais parabens pelo trabalho. numa palavra: excelente.

comentando um pco os resultados fiquei com duas sensaçoes:
- a 8600gt nao é o fiasco que uns dizem (tudo bem que nao é melhor que as 7800 mas tambem acho que ng exigia isso), e acaba por ser uma boa gráfica para o preço;
- há mto trabalho a fazer pela team do CoH; tudo bem que o jogo é exigente, mas da 8600gt para a gts ganha-se 1/2 frames? é ridiculo.. 2 fps em sli? (n arranjo adjectivo para classificar isto). ainda nao instalei o jogo e nao estou propriamente familiarizado com as opçoes gráficas que tem, mas pelo menos esses 2 factores ficaram-me na retina.
Antigo 13-05-2007, 11:06   #4
pbls
Moderador Tirano

Registo: Oct 2005
Local: Lisboa
Enviar Mensagem via MSN para pbls
Feedback: (5)

Alfa ,parabens está espetacular a review e deu para tirar uns macaquinhos do sotão em relação a duas 8600gts em SLI e uma 8800GTS single.
Sapphire HD4850
OCZ Vertex 60Gb
Corsair HX620
Antec P182

Tópico de avaliação aquihttp://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=46:

Faço babysitting a miudas na casa dos 30 de preferência naturais de paises nórdicos.
pbls is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 11:21   #5
Ra7or
Moderador

Registo: Dec 2006
Feedback: (4)

Muito boa review, os meus parabéns para a malta do costume e que nos continuem a supreender pela positiva com material deste tipo e desta qualidade.

Fiquei muito mais esclarecido sobre as 8600 em SLI, e deu para esclarecer umas quantas duvidas que tinha.

Está uma review à la casa, muito organizada, e com o que interessa a toda a gente, imparcialidade de factos e toda a informação acessível a todos.

Uma coisa; nas fotos poderiam ter tirado algo mais artístico para ficar para a história

É disto que o povo gosta
Cumps

Ra7or is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 12:17   #6
AlfaBoy
F13PC OC Team

Quote:
Post Original de Bad_Cop Ver Post
antes demais parabens pelo trabalho. numa palavra: excelente.

comentando um pco os resultados fiquei com duas sensaçoes:
- a 8600gt nao é o fiasco que uns dizem (tudo bem que nao é melhor que as 7800 mas tambem acho que ng exigia isso), e acaba por ser uma boa gráfica para o preço;
- há mto trabalho a fazer pela team do CoH; tudo bem que o jogo é exigente, mas da 8600gt para a gts ganha-se 1/2 frames? é ridiculo.. 2 fps em sli? (n arranjo adjectivo para classificar isto). ainda nao instalei o jogo e nao estou propriamente familiarizado com as opçoes gráficas que tem, mas pelo menos esses 2 factores ficaram-me na retina.
Obrigado a todos

O CoH teve um comportamento muito estranho em SLI o jogo ficave mesmo muito lento não dava sequer para jogar, mas todos os detalhes estavam ao maximo e poderia ser algum problema nos detalhes com o SLI, mas o objectivo era testar com tudo no maximo por isso nao andei a brincar com as opções.
Já agora eu corri todos os testes com os drivers anteriores aos 158 e depois com os novos 158 porque só esses permitiram fazer SLI e por isso tive que voltar a repetir os testes com os novos drivers para todas as graficas e há mesmo um bust consideravel.

as fotos foram tiradas por mim , faltou aqui o lado artistico do Michel e a edição da imgem do Beto
Antigo 13-05-2007, 12:52   #7
DIAS
Guru F13 PC

Registo: Jul 2006
Local: Loulei City mai friends
Enviar Mensagem via MSN para DIAS
Feedback: (0)

Está bem bom, pa proxima saiem melhores as fotosde quem era a gainward GTS?A GTX era a tua certo?
MB-Gigabyte P35-DS4(0 stress aproved)(F11 Bios)
GPU:Gainward GTX260 216 vmodded(AwardFabrik) para 1,09V @ 738/1566/1200@ 47ºC correr Far Cry 2 e 65ºC no Furmark

AwardFabrik thread
VoltageFactory Download
Simple way to vmod GT200
DIAS is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 13:12   #8
|-joker-|
Marks Addicted

Excelente trabalho Sr. Alfa como já era de esperar , só gostava de saber como e que arranjas paxorra para correr tantos jogos :P eheh
Só falta ai a foto da 1950xtx , tb mereçia a pobrezinha , quando lhe disse que não apareçeu ficou toda triste ali no canto.
Agora falta falta saber a performance das x2900 comparada com a 8800 ultra ( coff coff gtx overclockada) vou estar a espera de mais um dos teus testes impressionantes .

Sem dúvida mereçes os meus parabéns , a quantidade de informação presente no teu post mereçe ser divulgada o mais possível.
|-joker-| is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 13:20   #9
erdnagama
Pro Member F13 PC

Local: Lisboa

granda pinta, isto ta muita catita, bom trabalho!
erdnagama is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 15:03   #10
F13PC

Registo: Oct 2005

Cmo era de esperar, e nda surpreendente, pelo menos para mim, mais um excelente trabalho do Alfa...

Completo mas acessível, conclusivo mas isento, é isto que se quer neste tipo de reviews...

Penso q isto vai ser esclarecedor para muita gente...

Agr em breve, completamos isto com a performance das nvas ATI e da 8800 Ultra...
F13PC is offline   Responder com Quote
Antigo 13-05-2007, 15:59   #11
AlfaBoy
F13PC OC Team

Quote:
Post Original de DIAS Ver Post
Está bem bom, pa proxima saiem melhores as fotosde quem era a gainward GTS?A GTX era a tua certo?
GTS é da F13 e a GTX é a minha
Antigo 15-05-2007, 00:15   #12
joaopereiradealmeida
Addicted F13 PC

Feedback: (2)

Grande trabalho Alfa! Muitos parabens, a sério, gostei mesmo
Gigabyte P965-DS3
Intel Core 2 Duo E6600
TeamGroup Xtreem DDR2 6400 2x512 Mb
Sapphire X1950 Pro 256 Mb PCI-Express
Creative Audigy 4 Pro
Seagate 160 GB SATA II 8 Mb Cache
joaopereiradealmeida is offline   Responder com Quote
Antigo 16-05-2007, 20:04   #13
Ricardo
El Capitan [BF2 Geek]

Registo: Apr 2006
Local: O que tu queres sei eu
Feedback: (2)

Quote:
Post Original de AlfaBoy Ver Post
...e a GTX é a minha
Não podes ver nada

Ganda post sim senhor. Muito esclarecedor para quem tenha dúvidas.
Ricardo is offline   Responder com Quote
Antigo 21-08-2007, 19:15   #14
Boyakasha
Member

Registo: Aug 2007
Local: Coimbra

Bom trabalho.
Eu tenho uma duvida...Eu tenho uma 8600GT da ASUS e gostaria de saber se daqui a um tempo valera a pena comprar outra para utilizalas em sli ou se não vale mesmo a pena e o melhor seria comprar uma placa melhor?
Não estou a falar só de desempenho mais da relação preço/desempenho...
Obrigado ;)
Antigo 22-08-2007, 03:08   #15
aGeoM
Member

Registo: Aug 2007
Local: Lagoa

Boas

Quero felicitar o AlfaBoy pelo bom trabalho realizado neste roundup.

Quote:
Post Original de Boyakasha Ver Post
Bom trabalho.
Eu tenho uma duvida...Eu tenho uma 8600GT da ASUS e gostaria de saber se daqui a um tempo valera a pena comprar outra para utilizalas em sli ou se não vale mesmo a pena e o melhor seria comprar uma placa melhor?
Não estou a falar só de desempenho mais da relação preço/desempenho...
Obrigado
Se a tua board suportar SLI, e como já tens uma 8600GT, valerá a pena se não levares muito tempo a comprar a 2ª gráfica, com um "pequeno" investimento (115€ ) poderás alcançar um desempenho proximo das 8800GTS 320 normais, e rentibilizas o investimento efectuado. Por outro lado se pensares em comprar lá para a altura do Natal, tens a série 9xxxx da nVidia como mais uma opçao para a tua compra.

Cumps.

BOX: NZXT Zero
PSU: LC POWER ARKANGEL 850W
CPU: AMD PHENOM X4 9850 BE JAAFB AA 0810APMW @3000
HS : CoolerMaster GeminII (SS FM121+ AK-191BL)
BRD: DFI 790FX-M2R, Bios 331 / Crosshair II Formula, Bios 0502
MEM: 2*1Gb G.SKILL F2-6400CL4D HK @400 CL5 5-5-15 2CR Ganged
GPU: Saphire HD3870 CF @864/1296
APU: SB X-FI Xtrememusic
HDD: RAID 2x Seagate 250Gb SataII ST3250410AS
ODD: NEC AD-7191S
MON: LG L204WT 20"

aGeoM is offline   Responder com Quote
Antigo 22-08-2007, 05:50   #16
cpe
Member F13 PC

Registo: Aug 2006

quero agradecer a toda a equipa pois dissipou me algumas duvidas em relação ao SLI. agora já sei ou ou menos o caminho a seguir. e eu era daqueles que ia comprar 2 Nvidia 8400 gs para SLI
nVIDIA GeForce 7600 GS
Thermaltake XaserIII
2XWD 250 GB @ SATA RAID 0
Audigy 2 ZS