F13 PC - Fórum
Antigo 18-09-2007, 19:23   #1
BaggeN
Member

Registo: Sep 2007
Feedback: (0)
Default Ajuda sobre tirar carta de mota.

Boas a todos.

Estou a pensar tirar carta de mota A1 (até 125cc) e se possivel gostaria que alguem que a tivesse tirado recentemente me pudesse diz algumas informacoes.

Quanto custa +/- tirar este tipo de carta?

O exame de codigo ja da para a carta de carro certo?

Já agora se tivessem alguma dica ou algo do genero para as aulas tambem agradecia.
BaggeN is offline   Responder com Quote
Antigo 18-09-2007, 23:51   #2
TuCa
Member

Local: Porto
Enviar Mensagem via MSN para TuCa
Feedback: (2)

quanto custa depende das escolas ..
o codigo podes tirar ja completo se quiseres ..senao fazes so exame para mota que sao apenas 10 perguntas!
TuCa is offline   Responder com Quote
Antigo 19-09-2007, 00:02   #3
ice_d
Member

Registo: Jul 2007
Local: Aveiro
Feedback: (1)

Quote:
Post Original de BaggeN Ver Post
Boas a todos.

Estou a pensar tirar carta de mota A1 (até 125cc) e se possivel gostaria que alguem que a tivesse tirado recentemente me pudesse diz algumas informacoes.

Quanto custa +/- tirar este tipo de carta?

O exame de codigo ja da para a carta de carro certo?

Já agora se tivessem alguma dica ou algo do genero para as aulas tambem agradecia.
Eu no ano passado tirei a minha e paguei 500 €...mas ixo varia um pouco de escola para escola
ice_d is offline   Responder com Quote
Antigo 19-09-2007, 01:12   #4
TuCa
Member

Quote:
Post Original de ice_d Ver Post
Eu no ano passado tirei a minha e paguei 500 €...mas ixo varia um pouco de escola para escola
exacto!
ha escolas que querem ganhar o € todo so com meia duzia de alunos lol
Antigo 19-09-2007, 03:04   #5
Paulo
Member F13 PC

Registo: Mar 2007
Feedback: (5)

atenção que se tirares agora carta cat A1,tens que fazer um codigo, qd mais tarde ,não sei qt tempo ou sequer se existe prazo,fores a tirar cat B tens que fazer novo código, isto acontece tb para quem tem a catB já a algum tempo e agora pensa tirar cat A.

anteriormente não era assim, se tivesse codigo cat B ou A qd fosses tirar nova cat não nessecitavas de novo codigo.

Atenção que esta é a ideia que eu tenho visto eu ainda pouco tempo ter tirado CAT A e já possuia cat B e C e fui obrigado a fazer novo codigo, mas cada caso é um caso e como a lei está sempre a mudar, não há nada como te informares junto de uma escola de condução ou DGV.

e já agora dpois de te informares não te esqueças de mencionar aqui no forum se é assim ou não e se existe um prazo de validade do codigo entre categorias, que assim o pessoal vai ficando ao corrente destas situações, visto serem informações uteis.

cumps

Última edição de Paulo : 19-09-2007 às 03:12
Paulo is offline   Responder com Quote
Antigo 20-09-2007, 19:00   #6
TuCa
Member

Quote:
Post Original de Paulo Ver Post
atenção que se tirares agora carta cat A1,tens que fazer um codigo, qd mais tarde ,não sei qt tempo ou sequer se existe prazo,fores a tirar cat B tens que fazer novo código, isto acontece tb para quem tem a catB já a algum tempo e agora pensa tirar cat A.

anteriormente não era assim, se tivesse codigo cat B ou A qd fosses tirar nova cat não nessecitavas de novo codigo.

Atenção que esta é a ideia que eu tenho visto eu ainda pouco tempo ter tirado CAT A e já possuia cat B e C e fui obrigado a fazer novo codigo, mas cada caso é um caso e como a lei está sempre a mudar, não há nada como te informares junto de uma escola de condução ou DGV.

e já agora dpois de te informares não te esqueças de mencionar aqui no forum se é assim ou não e se existe um prazo de validade do codigo entre categorias, que assim o pessoal vai ficando ao corrente destas situações, visto serem informações uteis.

cumps
exacto está diferente do que era antes ..agora é como ja disse:

Quote:
Post Original de TuCa Ver Post
o codigo podes tirar ja completo se quiseres ..senao fazes so exame para mota que sao apenas 10 perguntas!
se quiser tira o codigo completo agora que sao as perguntas do codigo de carro mais 10 perguntas sobre mota
senao tira so codigo de mota que sao so as 10 perguntas e mais tarde quando quiser tirar a de ligeiro tem que voltar a fazer codigo!
Antigo 11-10-2007, 23:56   #7
fabiofabio
Newbie

Registo: Oct 2007
Thumbs up

Quote:
Post Original de TuCa Ver Post
O exame é como o código completo ou é algo mais básico?
Quanto tempo demora para tirar a licença completa?
fabiofabio is offline   Responder com Quote
Antigo 14-10-2007, 23:07   #8
Ricardo
El Capitan [BF2 Geek]

Registo: Apr 2006
Local: O que tu queres sei eu

Quote:
Post Original de fabiofabio Ver Post
O exame é como o código completo ou é algo mais básico?
Quanto tempo demora para tirar a licença completa?
Conheço pessoal que optou só pelas 10 perguntas e arrependeu-se porque como o código é o mesmo a grande maioria das perguntas eram de mecânica.Um colega meu xumbou duas vezes nesses exames juntamente com mais pessoal.
E sobre isso quase nada te ensinam nas escolas.
Mais vale optar pelo exame normal que já ficam com o código feito para quando quiserem tirar a carta de carro.
Deste modo é sempre mais fácil pois a maioria das perguntas centram-se nos sinais, velocidades....etc
Antigo 15-10-2007, 16:15   #9
panth3r
Newbie

no fim de julho comprei uma scooter para andar por ai
era verao , ia aproveitar o sol
mas isso pensava eu pq so o tempo de registar/alterar proprietario e dps nova matricula era ja principio de agosto dps pensava ah ok agora tiro a licença rapido e toca a andar . qual quê !!! a 20 de agosto é enviada a papelada para a DGV para ser proposto a exame teorico e pratico para a obtenção de licença de 50.
mas o tempo foi passando , passando e a tal carta com o dia e local do exame só chegou a 1 de OUTUBRO !! e vou fazer exame teorico no final da semana
resumindo comprei a mota para andar no verao e só devo andar (legalmente) la para novembro com sorte ! loll

os processos da dgv tao um caos pq akilo ja foi fechado e substituido pela ANSR mas como ha processos pendentes ainda tao ao serviço alguns funcionarios para despachar a papelada

a requisicão para auto proposicao a exame pela dgv é 30 € e tens de levar exame medico
e para o exame pratico tens de levar carro com condutor para transportar o instrutor durante o exame
e a mota deve tar com os piscas , espelhos etc
e os exames sao no parque das nações !!

se ja tiverem carta de ligeiros ma querem guiar uma 50 e a carta for dps de Março 1998 apenas fazem exame pratico que é metade do preço

porque como devem saber antes as cartas antes de Março 98 podem guiar 50 apenas com a carta de ligeiros !!

hasta
panth3r is offline   Responder com Quote
Antigo 30-11-2007, 00:29   #10
Thomas Lima
Member F13 PC

Eu tirei a carta este ano.
E foi o seguinte.

O codigo serve para o de carro (tem 20 perguntas de mota e 10 de carro ou gerais, como queiras chamar), paguei 350 euros (mas desconto de amigo xD).

E pronto. Ja ando de DTR 125 de 2001 (caso nao saibam, de origem bate os 150 ! E agora com escape novo e tal, cheguei aos 167 ! YOOOO)
Antigo 30-11-2007, 02:05   #11
PedroPinto
Addicted F13 PC

Registo: Nov 2006
Feedback: (3)

BaggeN,

de que zona és?
PedroPinto is offline   Responder com Quote
Antigo 30-11-2007, 08:23   #12
Ricardo Guerra
Admin

Local: Algures por aí
Enviar Mensagem via MSN para Ricardo Guerra
Feedback: (13)

Quote:
Post Original de Thomas Lima Ver Post
E foi o seguinte.

O codigo serve para o de carro (tem 20 perguntas de mota e 10 de carro ou gerais, como queiras chamar), paguei 350 euros (mas desconto de amigo xD).

E pronto. Ja ando de DTR 125 de 2001 (caso nao saibam, de origem bate os 150 ! E agora com escape novo e tal, cheguei aos 167 ! YOOOO)
com que então a infringir o código da estrada hein?
Antigo 30-11-2007, 09:26   #13
Thomas Lima
Member F13 PC

Quote:
Post Original de Ricardo Guerra Ver Post
com que então a infringir o código da estrada hein?
Pode me multar senhor agente
Naa foi em circuito fechado XD ahah !
Antigo 30-11-2007, 10:50   #14
Ricardo Guerra
Admin

Local: Algures por aí
Enviar Mensagem via MSN para Ricardo Guerra
Feedback: (13)

Quote:
Pode me multar senhor agente
Naa foi em circuito fechado XD ahah !
agente? Bolas...
Antigo 30-11-2007, 16:58   #15
Paulo Valente
Addicted F13 PC

Registo: Dec 2005
Local: Vagos
Feedback: (12)

Quote:
E foi o seguinte.

Nao tenhas respeitinho e juizinho pela tua "montada" nao!!!Vai andando com calma que ainda tens muito tempo pela frente para andares depressa...
INTEL CORE I7 860
GSKILL PC3-16000 TRIDENT 4GB
POWERCOLOR HD 5850 PCS+
ASUS VH226H FULL HD
SAMSUNG F3 500GB + SEAGATE 500 GB
AUZENTECH X-FI FORTE 7.1
ALL WATERCOOLED
Paulo Valente is offline   Responder com Quote
Antigo 02-12-2007, 12:33   #16
Thomas Lima
Member F13 PC

Quote:
Post Original de russo46 Ver Post
Nao tenhas respeitinho e juizinho pela tua "montada" nao!!!Vai andando com calma que ainda tens muito tempo pela frente para andares depressa...
Eu sei
Gosto de puxar por ela, mas tenho amor a' vida
Antigo 20-12-2007, 20:14   #17
g_card
Member F13 PC

Registo: Apr 2007

boas!

eu tirei a minha carta A1 este verao... embora so tenha saido o meu exame pratico em novembro.... tal como aconteçeu com o panth3r
paguei 550€...

o codigo ja da para carro...

o meu exame pratico foi facil, pois foi nos fins de novembro e apanhei uma molha da cabeça aos pes...foram 15 minutos a andar nas calmas.... dois oitos numa via sem grande transito.... 2 rotundas e 4 cruzamentos e ta feito!

cumps
g_card is offline   Responder com Quote
Antigo 29-01-2009, 00:21   #18
niga
Newbie

Registo: Jan 2009
Question quero saber uma coisa sobre a licença e a carta(125cc)

ola eu sou novo aqui... queria perceber uma coisa...
tipo ao tirar a licença de 50cc depois ao chegar aos 16 anos tem se que pagar para renovala ou tirar a carta de 125cc ??? e que assim espero mais um bocado e tiro mesmo a carta quando tiver 16 anos e so pago uma vez o que voces dizem ?? pf respondam
niga is offline   Responder com Quote
Antigo 29-01-2009, 01:34   #19
rafn
Guru F13 PC

Registo: Feb 2008
Local: 0x41766569726F00

Quote:
Post Original de niga Ver Post
ola eu sou novo aqui... queria perceber uma coisa...
tipo ao tirar a licença de 50cc depois ao chegar aos 16 anos tem se que pagar para renovala ou tirar a carta de 125cc ??? e que assim espero mais um bocado e tiro mesmo a carta quando tiver 16 anos e so pago uma vez o que voces dizem ?? pf respondam

http://www.prp.pt/formacao/lic_esp_50cc/informacoes.asp

Se nao chegar tem lá os mails e telefones onde podes tirar todas as duvidas, mas penso que não precisas de tirar a carta aos 16, e tens hipotese de a renovar ate aos 18, mas se não falta muito para fazeres 16, é escusado, ficavas ja com o codigo feito para o de carro

rafn is offline   Responder com Quote
Antigo 29-01-2009, 13:28   #20
niga
Newbie

Registo: Jan 2009

Quote:
Post Original de rafn Ver Post

http://www.prp.pt/formacao/lic_esp_50cc/informacoes.asp

Se nao chegar tem lá os mails e telefones onde podes tirar todas as duvidas, mas penso que não precisas de tirar a carta aos 16, e tens hipotese de a renovar ate aos 18, mas se não falta muito para fazeres 16, é escusado, ficavas ja com o codigo feito para o de carro
respondendo ao rafn eu ja fui ver esse site mas nao me esclarece muito, a mim disseram me e vi em outros foruns que depois dos 16 anos a licença ja nao dava pa nd e depois pa tirar a de 125cc tinha se ke pagar mais 500 kuando ja tinha pago a licença...
alguem que me esclarexa mais ???? o codigo feito de mota aos 16 tb da pa depois po carro ?? amim disseram me varias coisas mas nao sei em kem acreditar ??
fikem bem (:
niga is offline   Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »
Opções
Display

Regras